Em Franca, PS recebe tanque para ampliação de capacidade de oxigênio a pacientes

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 08:00
  • Modificado em 28 de janeiro de 2021 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O tanque, com capacidade de 5.400 metros cúbicos de oxigênio líquido, vai garantir o consumo no Pronto-Socorro Álvaro Azzuz

Tanque de oxigênio tem capacidade para 5.400 metros cúbicos

Tanque de oxigênio tem capacidade para 5.400 metros cúbicos

 

Como parte das medidas que vem sendo adotadas pelo programa “Todos Contra a Covid” e a falta de oxigênio para a população em Manaus, o prefeito Alexandre Ferreira determinou a compra emergencial de oxigênio para o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, visando garantir o atendimento aos pacientes da rede pública de saúde.

O tanque, com capacidade de 5.400 metros cúbicos de oxigênio líquido, foi instalado na última quarta-feira, 22, na unidade e vai garantir o consumo no Pronto-Socorro, que se tornou referência municipal no atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, o Pronto-Socorro tem registrado uma média de 800 a 1 mil pacientes por dia.

A unidade conta com 26 leitos de enfermaria e 8 leitos tipo UTI, com respiradores, sendo estes responsáveis por um maior consumo de oxigênio, o que totaliza 34 leitos de uso constante e ininterrupto de oxigênio.

Esta alta demanda fez com que o consumo do produto fosse triplicado num curto intervalo de tempo, chegando a 180m³ de consumo, em 24 horas.

A demanda por oxigênio aumentou devido ao número de pacientes internados

A demanda por oxigênio aumentou devido ao número de pacientes internados

 

Outras questões como a recorrente dificuldade em encaminhar os pacientes para as UTIs dos hospitais de Franca e região, por falta de vagas, vem ocasionando maior permanência de internações dos pacientes na unidade e o aumento no consumo, além do município não correr o risco de desabastecimento do produto foram decisivas para a determinação do prefeito.

“Tudo o que nós podemos e tudo o que é possível, nós estamos fazendo para garantir o atendimento da população. Mas chega num ponto que vai entrar em colapso, se não tomarmos uma medida mais drástica”.

“Franca é a cidade do Estado com maior índice de transmissão da doença. Isso é muito sério e nos preocupa muito”, alertou o prefeito.


+ Saúde