Unifran faz pesquisa sobre o efeito do treino físico em pessoas que tiveram Covid

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A pesquisa realizada pela USP em parceria com a Unifran está avaliando homens e mulheres com idade entre 30 e 55 anos

A Universidade de Franca – UNIFRAN, em parceria com o estudo realizado pela Universidade de São Paulo – USP, está recebendo voluntários neste 1° semestre de 2024 para avaliar a funcionalidade e a condição física de pessoas que tiveram Covid-19 há mais de três meses.

O objetivo do estudo é examinar a capacidade cardiorrespiratória e a condição metabólica, além de identificar possíveis prejuízos no sistema cardiovascular de pacientes acometidos pela Covid-19 e investigar os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre esses parâmetros.

Podem participar como voluntários: homens e mulheres entre 30 e 55 anos, que não apresentam doenças crônicas, como:

a) – doenças cardiovasculares, metabólicas, reumáticas, imunodepressoras, entre outras;

b) – que foram contaminados pelo vírus da Covid-19 com ou sem sintomas, e que estão no período de 3 meses a 4 anos após a quarentena e/ou alta hospitalar.

c) – não ser fumante e não estar realizando atendimento fisioterapêutico domiciliar ou ambulatorial.

Agendamento pelo WhatsApp

Para se voluntariar os interessados devem realizar o agendamento prévio por meio do WhatsApp (16) 99290-4352 ou através do e-mail: [email protected].

Em seguida devem se dirigir até a clínica de fisioterapia da UNIFRAN para realizar a avaliação (na data e horário previamente agendado). A avaliação acontecerá no período da manhã e dura cerca de uma hora e meia a duas horas.

Além disso, os voluntários precisam ter disponibilidade para realizar o tratamento (treinamento físico) às segundas, quartas e quintas-feiras, durante 16 semanas, no período da manhã ou na parte da noite.

Pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram sintomas leves, não participarão do programa de treinamento, serão avaliados em apenas um dia, por cerca de uma hora e meia a duas horas, e após 4 meses, será agendado uma reavaliação. Já quem teve sintomas moderado ou grave, precisarão realizar as atividades mencionadas acima.

Variáveis

A pesquisa visa conhecer as variáveis sociodemográficas dos pacientes que foram acometidos pela Covid-19, tanto na forma leve, quanto na forma moderada e grave da doença, e identificar possíveis diferenças no prognóstico desses pacientes frente ao tratamento por meio do treinamento físico aeróbico.

Este estudo está sendo realizado pelos pesquisadores: Ms. Noemi Marchini de Souza Couto (Profa. da Universidade de Franca), Dra. Tábata de Paula Facioli (Profa. da Universidade de Franca) e Dr. Hugo Celso Dutra de Souza (Prof. do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina/USP).

Serviço

Recrutamento para a pesquisa: “Estudo do efeito do treinamento físico aeróbio nos parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos em indivíduos acometidos pela Covid-19”.

Requisitos: homens e mulheres entre 30 e 55 anos sem qualquer doença diagnosticada, que foram contaminados pelo vírus da Covid-19 com ou sem sintomas, não fumantes, que não estejam realizando atendimento fisioterapêutico domiciliar ou ambulatorial, além de estarem no período de 3 meses a 4 anos após a quarentena e/ou alta hospitalar.

Local: Clínica de Fisioterapia da Unifran – Av. Dr. Armando Salles Oliveira, 201 – Parque Universitário – Franca – SP, CEP 14.404-600.

Inscrições: [email protected] ou pelo WhatsApp (16) 99290-4352

Sobre a UNIFRAN
Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A Instituição oferece cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. 

+ Ciência