Conta de luz vai entrar na análise de crédito pelo cadastro positivo

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 14 de agosto de 2020 às 18:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cadastro positivo começou a funcionar em janeiro, mas coletando apenas informações do sistema bancário

A associação de distribuidores de energia elétrica (Abradee) está prestes a entrar no cadastro positivo. O acordo para que o histórico de pagamentos das faturas seja disponibilizado está marcado para ser assinado na terça-feira (18 de agosto) entre a abradee e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). 

Assim, os dados das contas de energia pagos em dia passam a ser usados na análise de concessão de empréstimos e produtos financeiros.

O cadastro positivo começou a funcionar em janeiro, mas coletando apenas informações do sistema bancário. Depois, as companhias de telefonia aderiram em julho. Da celebração do acordo até a entrada de todos os tados no sistema pode demorar alguns meses.

Entenda o cadastro positivo

O Banco Central (BC) autorizou quatro bureaus de crédito a operar com o cadastro: Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e SPC Brasil/Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

Com os dados, eles poderão calcular o score de crédito de cada participante — uma nota de crédito que dirá se a pessoa é uma boa pagadora ou não. Esse dado pode ser usado por empresas para a análise de crédito.

Segundo a regulação do Banco Central, somente poderão ser compartilhadas informações sobre crédito. Nenhum tipo de informação pessoal, como o que foi comprado e onde, poderá ser usada.


+ Economia