Conheça as 20 piores dores que o ser humano pode sentir, segundo serviço médico

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de dezembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lista de piores dores foi elaborada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e inclui pedra nos rins, enxaqueca e fibromialgia

Algumas condições de saúde podem ser extremamente dolorosas. Embora a dor seja uma percepção individual, há um consenso entre médicos de quais costumam ser mais intensas.

O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores dores causadas por determinadas doenças.

Pedra nos rins

A cólica renal clássica é caracterizada por forte dor na região abaixo das costelas, mas ela pode se irradiar para a lateral ou para baixo, a depender do deslocamento do cálculo. Em uma escala de dores que o ser humano suporta, essa é uma das mais intensas, provocando frequentemente náuseas e vômitos.

Herpes zóster

De acordo com o NHS, o herpes zoster, também conhecido popularmente como cobreiro, é uma doença que causa erupção cutânea dolorosa, normalmente, em um lado do corpo, na região do peito ou da barriga. É causada pelo mesmo vírus da catapora, que fica adormecido no corpo.

Cefaleia em salvas

Trata-se de uma dor de cabeça cuja dor pode ser “excruciante”, segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. Ela se caracteriza por períodos de dor seguidos de alguma melhora. Nariz congestionado e olho lacrimejante são alguns dos sintomas que podem acompanhar as crises.

Ombro congelado (capsulite adesiva)

Caracteriza-se por dor intensa e incapacidade de mover o ombro, condição causada pelo engrossamento da cápsula do ombro, em que se desenvolvem aderências. É mais comum em pessoas entre 40 e 60 anos e também em mulheres, segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

Fratura óssea

Qualquer rompimento de osso pode gerar muita dor e inchaço. Há casos que são resolvidos com a recolocação do osso no lugar, mas outros exigem cirurgias.

Síndrome da dor regional complexa

Trata-se de uma doença que costuma surgir normalmente em alguns indivíduos após uma lesão (na mão ou no pé). O Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento acrescenta que a dor “persiste com intensidade e duração desproporcionais à lesão do tecido original”.

Infarto

O infarto agudo do miocárdio é a obstrução de alguma artéria coronariana – por placas de gordura – que impede a chegada do sangue ao coração. Os sintomas são diversos, mas uma dor intensa no peito, como se houvesse uma pressão, é comumente relatada. Também pode surgir suor frio, dor que irradia para o braço esquerdo, enjoo, entre outros. Trata-se de ume emergência que requer atendimento médico o mais rápido possível.

Hérnia de disco

Quando o gel que fica entre as vértebras da coluna é empurrado para fora, o paciente tem a hérnia de disco, que causa dor intensa devido ao atrito entre os ossos. Os sintomas incluem dor na região afetada (lombar ou cervical), dormência e formigamento nos ombros, costas, braços e mãos, dor no pescoço, problemas para dobrar ou endireitar as coisas e fraqueza muscular.

Anemia falciforme

Esta é uma doença hereditária que se caracteriza por glóbulos vermelhos em formato de foice (meia-lua), que causa anemia crônica pela destruição excessiva destas células anormais. Pacientes com essa condição podem ter a chamada crise de dor falciforme, que inclui dores abdominais fortes e nos ossos longos dos braços e pernas, também acompanhada às vezes de febre, falta de ar e vômito.

Artrite

A artrite é a diminuição da cartilagem entre as articulações, facilitando o atrito entre os ossos e, consequentemente, causando dor. “A dor profunda é o primeiro sintoma e, quando ocorre nas articulações que suportam peso,  é agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso (como ficar em pé)”, descreve o Manual MSD.

Enxaqueca

Esta é uma condição frequente na maioria da população. “A enxaqueca é geralmente uma dor de cabeça moderada ou intensa sentida como uma dor latejante em um lado da cabeça”, diz o NHS. Ela pode vir acompanhada de sensibilidade à luz, ao som e mal-estar, com enjoo e vômito.

Dor ciática (ciatalgia)

O nervo ciático é o maior do nosso corpo, vai da parte inferior das costas até os pés. Quando há uma inflamação ou compressão dele, surge a crise ciática. Os pacientes relatam uma dor semelhante a facada ou queimação, além de formigamento em forma de agulhadas e dormência que começa na cintura e desce por um dos lados da perna.

Apendicite

O apêndice é uma pequena bolsa de localizada em uma extremidade do intestino grosso. Em alguns indivíduos ele pode inflamar. É quando acontece a apendicite, que se manifesta com uma dor no meio da barriga e que se espalha para o lado direito. Pode haver náuseas e aumento da temperatura. A situação exige intervenção cirúrgica urgente.

Neuralgia do trigêmeo (tique doloroso)

“Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo). Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação”, descreve o Manual MSD. A dor pode surgir espontaneamente ou desencadeada quando se toca em um ponto do rosto que é o gatilho. Em alguns casos, ela se repete até cem vezes por dia, chegando a se tornar incapacitante.

Pancreatite aguda

Esta é uma doença que se manifesta pelo inchaço do pâncreas, o quadro tem início súbito. Geralmente, é causada por cálculos biliares ou pelo consumo exagerado e prolongado de bebidas alcoólicas. Os pacientes sentem dor aguda na parte superior do abdômen, que pode se estender para o meio das costas. Também podem aparecer enjoo e vômito, sudorese e batimentos cardíacos acelerados.

Gota

A gota é o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue. Este acúmulo pode causar inflamação e dor grave nas articulações ou tecidos. “dor piora progressivamente e geralmente é extrema, particularmente quando a articulação é movida ou tocada”, ressalta o Manual MSD.

Endometriose

A endometriose é a inflamação de um tecido localizado dentro do útero, o endométrio. Boa parte dessa mucosa é eliminada na menstruação, e o que sobra volta a crescer em um novo ciclo. Porém, em quem sofre de endometriose, essas células não são expelidas e se espalham para outras áreas da cavidade abdominal, multiplicando-se e formando nódulos inflamatórios. O resultado são dores intensas, que muitas vezes exigem hospitalização.

Úlcera estomacal

O NHS descreve que “o sintoma mais comum de uma úlcera no estômago é uma dor ardente ou lancinante que se desenvolve no abdome”. Ela pode durar desde poucos minutos até horas, e começa algumas horas após a refeição. Também pode haver crises de dor durante a noite.

Fibromialgia

Esta é uma doença de causas multifatoriais, mas que se caracteriza por uma série de condições que pioram a qualidade de vida dos pacientes. Os principais sintomas são: dor muscular difusa crônica associada a fadiga, depressão e distúrbio do sono, mas outros sintomas podem vir associados, como a enxaqueca, síndrome do cólon irritável, parestesias, zumbido e vertigem.

Dor após cirurgia

Determinadas cirurgias costumam ter um período pós-operatório em que o paciente tem que tomar medicamentos para dor. Isso ocorre porque há cortes e outros procedimentos que causam inflamação em tecidos e órgãos.

(Com informações do portal Notícias R.7)


+ Saúde