Combinação perigosa: Álcool e calor são vilões e aumentam inchaço no verão

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As altas temperaturas e o consumo exacerbado de bebida alcoólica são combinações perigosas, que geralmente provocam um processo inflamatório no organismo

Sentir o corpo inchado ocorre com frequência no verão – foto Freepik

 

Quem nunca reparou o corpo inchado após uma noitada? No verão, então, esse mal-estar aparece com mais frequência e não por acaso.

Dois especialistas da área de saúde explicam como lidar com o inchaço em meio ao verão, época que o clima costuma ser quente e ensolarado.

O inchaço acometido pelas altas temperaturas e a bebida alcoólica nada mais é que retenção de líquido, é o que explica o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto.

O sintoma acomete tanto homens quanto mulheres, mas costuma ser mais frequente entre o público feminino e Marcatto explica: “Os hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona, fazem com que o organismo das mulheres retenha mais líquido”, afirma. Mesmo assim, seja homem ou mulher, cis ou trans, é preciso se atentar ao inchaço durante a folia.

Então é normal inchar depois de beber?

O Dr. Marcatto diz que o consumo de álcool provoca uma desidratação no corpo, fazendo com que os tecidos se dilatem e contraiam, segundo ele, “para facilitar a perfusão dos órgãos”. “Então é muito comum a pessoa beber e depois ela ficar inchada”.

A nutricionista Patrícia Thomé Martins afirma que o processo inflamatório também interfere no aspecto da pele.

O hábito de consumir comidas gordurosas junto com a bebida alcoólica também piora a digestão e aumentando a retenção hídrica, aponta Martins.

Bebidas com alto teor alcoólico, como os destilados, por exemplo, tendem a causar menos estrago nesse sentido.

“Ingerimos volumes menores, enquanto as bebidas com grau alcoólico mais elevado, no caso da cerveja, tendem a ser ingeridas em volumes maiores”, aponta o médico vascular. “Não existe bebida alcoólica melhor”, reforça a nutricionista.

Por que retemos mais líquido no calor?

Tanto as alterações climáticas, de temperatura, como as alterações de pressão, podem provocar inchaço no corpo.

Dr. Marcatto afirma que nos dias de calor, como no verão, o organismo acaba “se adaptando” a essas alterações de temperatura.

“É fisiológico e normal que nossos vasos se dilatem para ter maior troca de calor com o ambiente. O que não é normal é quando isso persiste no dia a dia e durante todas as horas do dia”, alerta o médico, que aponta que o inchaço provocado pelo calor tende a melhorar durante à noite. “Se a pessoa já acorda inchada, é um sintoma que ela precisa prestar mais atenção.”

A tendência do organismo humano, quando inchado, é que se concentre nas regiões com mais circulação terminal, como as mãos, pernas e pés.

Como eliminar o inchaço?

Se hidratar bastante é uma das respostas para sanar o problema do inchaço, isto é, quando ele não é um sintoma provocado por doenças vasculares e alergias – é importante buscar sempre uma avaliação médica.

“Para cada molécula de álcool que a gente ingere, nós precisamos de três a quatro de água para equilibrar. Tenho que beber mais água para estimular o meu retorno venoso e perder essa desidratação do álcool, retornar minha circulação para o normal”, indica o médico.

Vale lembrar que além do inchaço, a desidratação do corpo provocada tanto pelo excesso de álcool no organismo e as altas temperaturas, é responsável por causar outros sintomas como a estafa (quando o corpo fica cansado e chega a perder a mobilidade).

Como lidar com o inchaço: anota aí!

Cuide da alimentação nos dias de folia e beba bastante água. Isso ajuda a diminuir os efeitos maléficos do álcool.

Para se livrar do inchaço nos dias seguintes à curtição: consuma frutas, legumes, verduras e carnes magras, além de chás, como cavalinha ou hibisco, que ajudam a eliminar o excesso de líquido.

Se movimente! Não fique parado (mesmo em pé) ou sentado. Andar estimula a circulação de retorno.

*Informações GQ Brasil


+ Saúde