Autotestes devem chegar às farmácias agora em fevereiro, diz gerente da Anvisa.

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 30 de janeiro de 2022 às 08:00
  • Modificado em 30 de janeiro de 2022 às 12:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o gerente da Anvisa, a tecnologia do autoteste já é bem conhecida, portanto o desenvolvimento deste produto não é complexo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê que em fevereiro os autotestes de covid-19 já devem estar aprovados e disponíveis para compra nas farmácias.

É justamente o período em que as autoridades esperam por ainda maiores registros de contaminação por todo o país.

Segundo o gerente de Tecnologia em Produtos da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, a expectativa é que os primeiros pedidos de registro cheguem já na próxima segunda-feira (31).

“Todo pedido será tratado como prioridade pela agência e a gente imagina que já no mês de fevereiro a gente tenha produto aprovado no mercado”, disse Leandro em entrevista à CNN Brasil após a autorização da venda do autoteste feita pela agência.

Empresas interessadas

Segundo ele, a tecnologia do autoteste já é bem conhecida, portanto o desenvolvimento deste produto não é complexo, o que indica que os pedidos de registro não devem demorar e haverá empresas interessadas na produção.

O gerente declarou ao UOL que a Anvisa já foi procurada por empresas que estão interessadas em comercializar o autoteste. “Nós já estamos com equipe preparada para começar a tratar desses pedidos de registro tão logo eles cheguem na Anvisa”, afirmou.

“É claro que a partir de um teste positivo já se inicia a política de isolamento desse paciente e com isso a gente consegue fazer uma quebra de cadeia de transmissão, que eu acho que é o objetivo principal com a disponibilização de autotestes”, concluiu Leandro Rodrigues Pereira.


+ Saúde