​Aumenta a chance de La Niña na primavera, diz WMO, com muito calor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de setembro de 2020 às 12:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fenômeno tem influência nos padrões de clima e nos riscos associados, como chuvas fortes e inundações

Há 60% de chance de um evento fraco de La Niña se desenvolver no período de setembro a novembro de 2020, de acordo com uma nova atualização do El Niño / La Niña da Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês). 

Apesar da tendência da La Niña ter um efeito de resfriamento nas temperaturas globais, em geral espera-se que as temperaturas acima da média predominem.

O El Niño / Oscilação do Sul (ENSO) é um fenômeno natural que envolve mudanças nas temperaturas da superfície do oceano no Pacífico Equatorial, juntamente com mudanças na circulação da atmosfera. 

O fenômeno tem uma grande influência nos padrões de tempo e clima, e nos riscos associados, como chuvas fortes, inundações e secas. 

O El Niño normalmente tem uma influência de aquecimento nas temperaturas globais, enquanto La Niña tem o efeito oposto.

“Mesmo se um evento de La Niña se desenvolver, seu sinal de resfriamento não será suficiente para contrabalançar o impacto da mudança climática induzida pelo homem”, disse o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.

“2020 continua no caminho de ser um dos anos mais quentes já registrados, com muitas condições climáticas extremas que variam de temperaturas escaldantes e incêndios florestais, até inundações devastadoras e ondas de calor marinhas”, disse ele.

“Isso se deve, em grande parte, aos gases de efeito estufa, e não aos fatores climáticos naturais”, disse o Prof. Taalas.

A Atualização Global Sazonal do Clima da WMO, que complementa os boletins El Niño / La Niña, indica que as temperaturas da superfície do mar de setembro a novembro de 2020, em geral, devem ficar acima da média em grande parte do globo, e isso influenciará as temperaturas da superfície terrestre.

As previsões do modelo, e a opinião de especialistas, indicam uma chance de 60% de desenvolvimento da La Niña durante setembro-novembro de 2020.

Já para a continuidade das condições neutras de ENSO, a chance é de 40%, e para El Niño está perto de 0%. As chances de La Niña caem para 55% no período de dezembro a fevereiro de 2020-21.

A última La Niña foi em 2017-18. Foi um evento de curta duração, de fraco a moderado, que começou a se desenvolver em novembro de 2017 e declinou em abril de 2018.
—-


+ Tempo