A partir deste domingo, Faepa assume gestão do Hospital Público Estadual de Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 31 de janeiro de 2026 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador Daniel Bassi diz que, além de estruturar a saúde pública, hospital terá mais de 1,4 mil vagas diretas de trabalho

A nova administração do Hospital Estadual de Franca assumirá oficialmente a unidade de saúde neste domingo. A gestão ficará a cargo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), conforme contrato firmado com o Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o contrato de gestão, os primeiros atendimentos à população devem ter início a partir do mês de junho. A unidade oferecerá serviços de pronto atendimento, ambulatório, internações, cirurgias, exames, regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e ouvidoria, consolidando-se como o maior investimento da história da saúde pública na região.

A previsão é de que o hospital realize, em média, 281 cirurgias e cerca de 3.100 consultas por mês, ampliando significativamente a capacidade de atendimento em Franca e municípios vizinhos e reduzindo a necessidade de viagens dos usuários do serviço público e o tempo de espera.

O contrato estabelece ainda metas assistenciais, avaliações trimestrais e um investimento total inicial de aproximadamente R$ 621 milhões, entre construção e custeio, com foco em atendimento público e humanizado.

Empregos

Além do impacto na saúde, o Hospital Estadual de Franca também terá papel relevante na geração de empregos. A expectativa é de mais de 1,4 mil empregos diretos, além de centenas de vagas indiretas, movimentando o mercado de trabalho e a economia local.

O vereador de Franca Daniel Bassi, que se consolidou como um dos protagonistas dos trabalhos para a vinda do hospital para Franca, informou que tem mantido contato constante com a Faepa para acompanhar o cronograma de contratações e os processos seletivos.

Segundo ele, a procura por informações tem sido grande por parte da população.

“Muita gente tem nos procurado para buscar informações sobre os processos seletivos. Estamos acompanhando de perto e, tão logo tenha a definição de datas e critérios, divulgaremos para nossa população, até porque o hospital será um dos maiores empregadores da cidade de Franca e, além da importância na saúde, também será grande gerador de vagas de trabalho, fomentando o mercado e a economia”, disse Bassi.


+ Política