39% das mães perderam emprego e 52% tiveram redução nos ganhos

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 16 de agosto de 2020 às 12:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além das demissões, as mulheres têm mais dificuldades para procurar uma vaga, observa especialista

Os efeitos da pandemia no mercado de trabalho são mais severos para as mulheres e ainda mais cruéis com aquelas que têm filhos pequenos. 

A conclusão é de uma pesquisa feita pela Famivita — empresa que desenvolve produtos relacionados à fertilidade —, segundo a qual 52% das mães perderam renda durante a quarentena. O estudo também constatou que 39% das mães ficaram sem seus empregos, incluindo as trabalhadoras informais.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, mostrou também que sete milhões de mulheres abandonaram o mercado de trabalho na última quinzena de março, quando começou a quarentena. São dois milhões a mais do que o número de homens na mesma situação.

Além das demissões, as mulheres têm mais dificuldades para procurar uma vaga, observa Bruno Ottoni, especialista do iDados e pesquisador associado do FGV- IBRE:

“As mulheres ainda dedicam um tempo maior do que os homens aos cuidados da casa e da família. Elas cuidam mais das crianças, e as escolas e creches estão fechadas”. 

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Marcos Hecksher calculou que é a primeira vez nos últimos três anos que a maioria das mulheres está fora da força de trabalho (aqueles que estão trabalhando ou procurando emprego).

“Se a participação feminina ainda fosse a média dos três anos anteriores, o esperado seriam 46 milhões de mulheres na força de trabalho e 41 milhões fora dela. A maioria das mulheres estava na força de trabalho. Agora, a maioria ficou fora”, afirma.

A gravidade do cenário cresce em relação a outro dado: o aumento do comando feminino nos lares brasileiros. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios no país chefiados por elas passou de 25%, em 1995, para 45%, em 2018.

As mulheres também estão em situação mais vulnerável no mercado de trabalho porque a informalidade é mais alta entre elas. A participação feminina no setor formal é menor do que a dos homens. Enquanto o percentual dos que atuam sem carteira assinada está hoje em 31,4%, o índice de mulheres chega a 39,7%.


+ Economia