Família em casa: saiba como conseguir organizar a rotina nessa quarentena

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de maio de 2020 às 14:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dificuldade em saber o que priorizar entre trabalho, cuidados com os filhos e a casa, estressa mães e pais

Muitas famílias já estão em quarentena há semanas por conta da pandemia de coronavírus e, ainda assim, não conseguiram se organizar no dia a dia. 

E não é para menos! Não é fácil atender às demandas do trabalho em home office, dos cuidado com os filhos, das aulas online das crianças, da limpeza e organização da casa…. 

“Sem sombra de dúvida, a maioria de nós já se sentiu fazendo tudo ao mesmo tempo”.

“Aqui está o grande ‘X’ da questão: nossa falta de previsibilidade e organização das prioridades em cada dia nos fazem tentar, muitas vezes sem êxito, cuidar de várias atividades, e aí entra o grande auxiliador: a rotina”, diz pedagoga e especialista em rotina infantil, Camila Lavagnoli. 

“O primeiro passo para entender como vamos suprir as demandas da criança é olhar para as nossas próprias demandas”.

“A família não vai conseguir trabalhar, cozinhar, lavar e passar todos os dias e dar atenção de qualidade aos pequenos, então, monte um organograma com os dias da semana e quais tarefas e prioridades pertencem a cada um”, orienta. 

Confira, abaixo, 10 dicas da especialista em rotina infantil para conciliar as demandas da casa, do trabalho e do filhos nesse período de quarentena:

Tarefas Domésticas

Algumas tarefas não precisam ser feitas diariamente. Então, organize dias fixos para cozinhar e outras atividades de essenciais, como lavar roupas e fazer a limpeza da casa. 

Dependendo da idade do seu filho, você pode inseri-lo neste planejamento. É uma ótima oportunidade para ele desenvolver o senso de responsabilidade e participação. 

Porém, não imponha as tarefas de maneira rígida. Use um tom amistoso, fazendo com que elas se tornem prazerosas.

Jornada de trabalho

 Se você está trabalhando em home office, defina horários de início e fim da sua jornada. Não esqueça também de prever pausas breves (20 a 30 minutos) para fazer suas refeiçõe e atender às necessidades de cuidados e atenção do seu filho.

Rotina da criança

Crie uma rotina para o seu filho. A falta de previsibilidade pode gerar uma grande frustração e aumentar a demanda por atenção por parte da criança. 

Um bom início é definir horários para os quatro pilares da rotina: acordar, almoçar, jantar e dormir.

Horário de dormir

Quem dorme tarde, acorda tarde: este ponto acaba sendo um sabotador do dia. 

Seu filho acordará cheio de energia, querendo interagir e receber atenção, mas se ele dormir mais cedo, você terá um tempo livre no final do dia para resolver suas pendências. 

O ideal é que os pequenos estejam na cama até as 21h – é por volta deste horário que acontece um pico de liberação da melatonina, o hormônio do sono. 

Quando a criança dorme muito tarde, ela tem um sono mais fragmentado e pouco restaurador. O resultado é uma criança cansada e irritada. 

Além disso, quando passa deste horário, o cérebro eleva a produção do cortisol – o hormônio do estresse – e o ritual do sono noturno se torna uma longa jornada.

Atenção para o filho 

Você não precisa passar horas com seu filho para que ele se sinta acolhido – um intervalo de 20 minutos entre uma tarefa e outra já pode ser o suficiente. 

Pode ser o momento para uma pintura rápida ou um jogo simples. Se não houver interesse da criança em brincar, você pode simplesmente oferecer colo e presença. 

Lembre-se de comunicar previamente que trata-se apenas de uma pequena pausa para evitar a frustração quando retomar o trabalho.

Diálogo e acolhimento

O final do dia é um ótimo momento para falar de sentimentos. Ajude-a a nomear o que sente. 

Uma ótima estratégia é criar um “quadro das emoções” com emojis que expressem cada uma: feliz, triste, cansado, irritado, com saudades. Você pode falar das suas emoções para seu filho e pedir que ele escolha as dele. 

Quando os sentimentos são nomeados e expressos, a sobrecarga emocional se torna menor.

Rodízio de brinquedos

Transforme o antigo em novidade: quando a criança tem muitos brinquedos, ela não brinca com eles porque já se habituou. 

Uma dica é que seja feito um rodízio de brinquedos: Guarde a maioria dos brinquedos e comece a oferecer opções diferentes em cada dia; após alguns dias sem ver determinado brinquedo, principalmente para bebês e crianças menores, ele se torna novidade e isso ajuda no entretenimento dos pequenos.

Xô, culpa!

Não se sinta culpado quando seu filho brinca sozinho. Brincar sozinho é uma grande ferramenta para o desenvolvimento da criança. Ao brincar sozinha, ela desenvolve a imaginação e a criatividade. 

É uma forma de conquista da independência social, pois damos oportunidade para a criança sentir e entender que pode estar confortável e feliz sem a presença de outras pessoas, gerando um adulto auto confiante.

Tecnologia como aliada

Para amenizar a saudade dos amigos, converser sobre o assunto e promova encontros virtuais. A tecnologia é uma ótima ferramenta para reencontrar com os coleguinhas da escola, familiares e amigos.

Aprendendo com os erros

Lembre-se de que erros são excelentes oportunidades de aprendizagem. Se o planejamento não deu certo em um dia, certamente deixará importantes lições para que você reveja os pontos falhos e construa planos de acordo com a realidade da sua família.


+ Cotidiano