Vereador Fransergio Garcia considera que a criação da nova assessoria será “estratégica para fortalecer a imagem do Legislativo”
A Câmara de Franca aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira o projeto que a Mesa Diretora apresentou, por iniciativa do presidente, Fransergio Garcia, do PL, o Projeto de Resolução 1/2026, que cria o cargo, via função gratificada, de “Assessor de Eventos Parlamentares”.
A iniciativa, liderada por Garcia, visa formalizar um servidor efetivo para dar assistência aos vereadores em eventos, como homenagens realizadas na Câmara Municipal, mas também em audiências e no sistema de votação, especialmente quando os mesmos ocorrerem em horários fora do expediente regular, como uma hora extra fixa ao servidor escolhido.
Segundo Fransérgio Garcia constou no projeto de lei, a criação do cargo“se trata de uma demanda estratégica para fortalecer a imagem institucional do legislativo“. A aprovação ocorreu com 12 votos favoráveis. Daniel Bassi votou contra e Zezinho Cabeleireiro, por motivos de saúde, não votou por estar ausente da sessão.
Em termos de impacto financeiro, o novo cargo custará aos cofres do Legislativo um adicional de 30% sobre o vencimento do servidor designado. Se o escolhido, ou escolhida, tiver um salário de R$ 10 mil, por exemplo, seu salário será acrescido de R$ 3 mil.
Para compensar o gasto e evitar o aumento imediato de despesas, a proposta prevê a extinção do cargo de recepcionista, mas o mesmo não está gerando despesas atualmente, pois está vago na Casa de Leis, com os porteiros realizando esta tarefa no dia a dia do Legislativo. A segunda votação será na próxima terça-feira.