Petista presidirá Comissão de Finança e Orçamento e Bassi comandará Justiça e Redação: será que isso vai dar certo?
A Câmara de Franca tem duas comissões de mérito que são consideradas as duas mais importantes do Poder Legislativo Francano. É a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e a Comissão de Finanças e Orçamento.
A elas, cabe emitir pareceres, respectivamente, quanto à constitucionalidade das proposituras, redação dos projetos de lei, razoabilidade e sobre a questão orçamentária e viabilidade financeira, entre outras importantes funções.
Para qualquer iniciativa ir adiante, é necessário que haja o parecer favorável das duas comissões. Caso contrário, o projeto é barrado e não segue para a Ordem do Dia para ser votado e implementado. São comissões fundamentais, de grande relevância.
Na eleição das comissões permanentes, na quinta-feira, expôs uma realidade curiosa, que domina discussões na política nacional: direita vs esquerda. No caso, a comissão de Legislação, Justiça e Redação terá, no ano que vem, Daniel Bassi na Presidência, representante das causas de direita no Legislativo. A de Finanças e Orçamento será comandada por Gilson Pelizaro, petista histórico e representante da esquerda.
Porém, isso não deverá influenciar em nada o andamento dos trabalhos. Pelizaro e Bassi tem um relacionamento saudável e sem excessos ou extremismos. Cada qual com suas convicções, ambos têm posicionamento independente quanto ao Poder Executivo e são considerados entre os parlamentares mais efetivos da Câmara de Franca.
“Respeito o Gilson, é uma pessoa bacana. Claro que, dentro da política, cada um defende suas ideias e convicções e trabalha pautado nelas, mas isso em nada vai influenciar no trabalho das comissões e do Legislativo. Os vereadores querem, de forma geral, e é esse o meu caso, trabalhar por uma Franca melhor e mais desenvolvida e é o que seguiremos fazendo”, disse Daniel Bassi.