Sabesp vai trazer para Franca a reposição asfáltica inteligente: mais agilidade

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 22 de setembro de 2025 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Sabesp diminui em quase metade o tempo de recuperação de vias após obras, usando câmeras e Inteligência Artificial

A Sabesp está revolucionando a forma como cuida das ruas após obras de saneamento. Com o uso de câmeras instaladas nos veículos de manutenção e um sistema de Inteligência Artificial (IA), a Companhia passou a fiscalizar, em tempo real, a qualidade da reposição do asfalto, identificando possíveis desníveis, falhas e a sinalização das vias que receberam intervenções da Sabesp a possíveis vazamentos de água e esgoto.

A tecnologia já está em operação nas ruas de São Paulo e será expandida para todas as regiões atendidas pela Sabesp, inclusive a de Franca.

O impacto direto para quem circula pela cidade é visível: o tempo médio de recomposição do pavimento caiu 42%, o que significa menos transtornos no trânsito e mais segurança para pedestres e motoristas.

Outro pilar dessa transformação é a nova forma de contratar e remunerar as empresas prestadoras de serviço.

Forma de contratar

Agora, a Sabesp paga com base no desempenho – e não mais pela quantidade de serviços realizados.

Isso garante mais eficiência e qualidade nos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, que vão desde manutenção das redes de água e esgoto até a expansão da infraestrutura.

“Este ecossistema tecnológico não apenas padroniza a entrega dos serviços, mas posiciona a Sabesp como referência em saneamento inteligente nas Américas, garantindo à população obras com qualidade superior, menor impacto urbano e durabilidade comparável aos melhores sistemas mundiais”, afirma Débora Pierini Longo, diretora-executiva de Operação e Manutenção da Sabesp.

Além do monitoramento inteligente, a Companhia adotou soluções técnicas para aumentar a qualidade do material. Uma delas é o uso do asfalto provisório a frio, um material aplicado logo após a obra para fechar temporariamente a vala.

Compactação de valas

Diferentemente do asfalto convencional, ele pode ser usado de forma imediata, permitindo liberar o trânsito com mais rapidez e segurança.

Assim, a via não permanece aberta até a execução da recomposição definitiva, garantindo proteção e menor impacto para quem circula pela região.

Já na compactação de valas, é utilizada uma camada de RAP espumado – um material reciclável, ambientalmente responsável e cinco vezes mais resistente que os convencionais.

Outro tipo de asfalto

Em vias com grande fluxo de veículos pesados, como caminhões e ônibus, a Sabesp passou a empregar um tipo de asfalto com matriz de pedra que proporciona ainda mais resistência e durabilidade.

Com as iniciativas, a Sabesp reafirma seu compromisso em investir continuamente em tecnologia e inovação para elevar o padrão de qualidade dos serviços de saneamento e reduzir impactos à população.

A combinação de monitoramento inteligente, materiais de alta performance e uma gestão moderna garantem intervenções mais rápidas, seguras e duradouras.


+ Urbanismo