Sesi Franca Basquete e Paulistano fazem jogo de grande rivalidade em SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 17:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Farão um dos duelos mais aguardados da temporada na noite desta segunda-feira na capital

Paulistano e Sesi Franca Basquete farão um dos duelos mais aguardados da temporada na noite desta segunda-feira, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30 (de Brasília). 

Dividindo a vice-liderança com campanhas idênticas, as duas equipes carregam as maiores sequências de suas respectivas histórias no NBB e aflorarão ainda mais a rivalidade entre eles com esse confronto mais do que direto.

Histórico grande

Paulistano e Franca possuem um vasto histórico no NBB CAIXA. Ao todo, foram 29 partidas, com 19 vitórias para os francanos e 13 para o clube alvirrubro – é o segundo maior confronto da história do campeonato. No entanto, o CAP já derrotou o time da Capital do Basquete em playoffs em duas oportunidades, ambas em quartas de final, por 3 a 2 – a última delas na edição passada, depois de estar perdendo por 2 a 0 e conseguir a classificação à semi vencendo o Jogo 5 em pleno Pedrocão lotado.

Rivalidade aflorada

Não bastasse o emocionante playoff da temporada passada, Paulistano e Franca se encontraram também na decisão do Campeonato Paulista 2017, e o CAP voltou a fazer a festa no Pedrocão. Novamente de virada, o time do técnico Gustavo De Conti calou o Templo do Basquete Brasileiro lotado novamente no Jogo 5, venceu por 91 a 76, e soltou o grito de campeão pela primeira vez em sua história.

O troco

Depois de dois baldes de água fria recebidos por seu maior algoz nos últimos anos, o Franca Basquete deu o troco (bem dado) no Paulistano no primeiro turno do NBB CAIXA. Novamente no Pedrocão, a equipe do técnico Helinho foi arrasadora do início ao fim e venceu por expressivos 97 a 73, em partida que marcou a estreia das transmissões via Twitter – a primeira do esporte brasileiro na plataforma.

Vale a vice-liderança

O duelo desta segunda-feira fica ainda mais apimentado quando se vê o que está em jogo: a vice-liderança do NBB CAIXA. No momento, Franca e Paulistano estão rigidamente igualados na tabela de classificação, com campanha de 12 vitórias e três derrotas (80% de aproveitamento) – os francanos têm vantagem no desempate pela vitória no primeiro turno. Portanto, quem vencer, se isolará no segundo lugar e encostará no líder Flamengo, que tem 12 triunfos e dois reveses (85,7%).

Sequências históricas

Paulistano e Franca entrarão em quadra defendendo expressivas sequências de vitórias no NBB CAIXA. O CAP não sabe o que é perder há dez jogos, enquanto os francanos acumulam nove triunfos seguidos. Ambas as séries são as maiores das duas equipes na história do NBB CAIXA. Se os alvirrubros vencerem, igualarão a quinta maior de todos os tempos da competição, que é do Flamengo. Confira as seis maiores sequências da história:

1º – Bauru (2014/2015) – 25 seguidas
2º – Flamengo (2012/2013 – 20 seguidas
3º – Flamengo (2008/2009) – 17 seguidas
4º – Brasília e São José (2011/2012 – 12 seguidas
5º – Flamengo (2013/2014) – 11 seguidas
6º – Flamengo (2009/2010 e 2015/2016), Minas (2008/2009) e Paulistano (2017/2018) – 10 seguidas

‘Monstrinho’ Mode On

O garoto Yago Mateus literalmente “explodiu” no clássico contra o Sendi/Bauru no último sábado e entrará no duelo contra o Franca com moral. Contra o Dragão, o baixinho de apenas 18 anos saiu do banco e registrou incríveis 31 pontos, seu recorde pessoal como profissional e segunda maior marca de pontos da atual temporada – a primeira é de Léo Waszkiewicz, do Solar Cearense, com 32 contra o Joinville.

Sem Leandrinho

O Franca entrará em quadra sem o astro Leandrinho Barbosa, que já desfalcou a equipe na última partida contra Campo Mourão. O motivo é uma entorse no tornozelo sofrida no último treinamento antes da viagem ao Paraná. Segundo o fisioterapeuta da equipe, Rogério Barbosa, o tempo de recuperação é de cerca de dez dias.

“O Leandrinho sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo em nosso último treinamento coletivo antes da viagem para Campo Mourão. Depois de avaliado, ficou determinado pelo departamento médico que nos próximos dez dias ele realizará tratamento fisioterapêutico para se recuperar da lesão com características ligamentares”, disse o fisioterapeuta do Franca.

Força coletiva

O Paulistano é dono do terceiro melhor ataque do NBB CAIXA, com média de 81,5 pontos por partida. No entanto, não tem nenhum atleta entre os dez primeiros cestinhas. Seu atleta mais bem colocado é Kyle Fuller, 14º na lista, com 13,7 pontos por jogo. De quebra, a equipe é a que mais dá assistências na temporada, com média de 20,6 por jogo, e tem o líder individual no fundamento, o armador Elinho Corazza, com 7,4 servidas em média.

Briga na tábua

Franca e Paulistano são os times que mais pegam rebotes na atual temporada do NBB CAIXA, com respectivas médias de 40,8 e 39,9 sobras por partida. Sexto maior reboteiro da competição, com média de 7,45 por jogo, o ala/pivô Rafael Mineiro, do Franca, é o segundo que mais pega sobras ofensivas, com 2,9.

Reencontros

Um dos bons nomes do elenco do Franca, o ala Pedro Teruel tem grande história com a camisa do Paulistano. Em cinco temporadas atuando pelo clube alvirrubro, o ala/armador registrou 1.616 pontos e se firmou como maior cestinha da história da equipe no NBB CAIXA. Quem também já defendeu as cores do CAP foram Gruber, Rafael Mineiro e até Jefferson William, entre 2004 e 2005. Do outro lado, Du Sommer, na edição passada, e Jhonatan, entre 2012 e 2014, já atuaram pelo esquadrão francano.


+ Basquete