Senado quer proibir cobrança de taxa bancária de serviço não usado por consumidor

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de agosto de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto de lei que está sendo discutido no Senado Federal pretende ser uma barreira legal para proteger os consumidores

Projeto já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos e agora vai para o plenário (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira (10) um projeto de lei complementar (PLP 2/2020) que proíbe bancos de cobrarem tarifas por serviços não utilizados pelo consumidor.

A proposição, do senador Jorginho Mello (PL-SC), teve parecer favorável da senadora Kátia Abreu (PP-TO) e segue para o Plenário.

Segundo Jorginho Mello, a decisão do Conselho Monetário Nacional de permitir aos bancos cobrar pelo cheque especial mesmo que não seja utilizado pelo cliente mostra que o cidadão está desprotegido contra a criação de tarifas indevidas.

Ele citou dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) segundo os quais 80 milhões de pessoas podem ser atingidos pela cobrança de 0,25% sobre o valor do cheque especial acima de R$ 500.

Para Kátia Abreu, o projeto funciona como uma barreira legal para proteger os consumidores de serviços financeiros.

Segundo a senadora, o pagamento de tarifas pelos consumidores deve corresponder à efetiva utilização do serviço. O projeto altera a Lei 4.595, de 1964, que dispõe sobre a política e as instituições monetárias, bancárias e creditícias.

(Fonte: Agência Senado)


+ Economia