Dener Augusto de Sousa (São Paulo, 2/04/1971 — Rio de Janeiro, 19/04/1994)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de abril de 2017 às 09:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele foi um futebolista brasileiro

Lá se vão 22 anos sem o craque Dener. Um jogador genial que se destacou na querida Lusa. Franzino, rápido e de dribles desconcertantes, teve morte prematura. Certamente, o esporte bretão perdeu uma jóia que tinha tudo pra fazer história principalmente com a camisa da Seleção Brasileira. Os seus lances ficarão eternizados em nossas mentes e corações. De sorriso fácil, fazia a alegria dos apaixonados pelo futebol. A bola nos seus pés era sempre bem tratada, com maestria e charme…

Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio do Canindé para defender a equipe mirim da Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.

Órfão de pai desde os oito anos, Dener e os irmãos tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Ele estudava pela manhã, trabalhava à noite e jogava futebol de salão por cachê na Vila Mariana, pelo Colégio Bilac, com o qual foi campeão em torneios Intercolegiais, como a Copa Dan’up – Jovem Pan.

Em 1988 voltou a treinar nas categorias de base da Portuguesa, após uma passagem frustrada de dois meses pelo São Paulo. O treinador José Wilson, na época treinador da equipe sênior, rapidamente promoveu o jogador à categoria profissional. Durante três anos, Dener treinava entre os profissionais e ainda jogava pelo juniores, e foi assim que levou a Portuguesa ao primeiro título do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo no fim eleito o melhor jogador do campeonato.

Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e em 27 de Março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires, fez a sua estreia.

Em 1993, Dener foi emprestado por três meses ao Grêmio, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o de campeão gaúcho de 1993. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, 1994, o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o Vasco da Gama, onde teve belas atuações. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero