AMEG reúne prefeitos do Sul de Minas para ampliar projetos e atender municípios

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 15:00
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Prefeitos discutiram a ampliação de vários projetos como Castramóvel, Programa de Qualificação para Servidores Públicos e Patrulha Motomecanizada

Prefeitos do Sul de Minas reunidos na AMEG discutem oxigenação de projetos

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG e o Consórcio AMEG realizaram em Passos sua 177ª Assembleia Geral Ordinária.

O encontro oficial aconteceu na sede da entidade e contou com as presenças dos prefeitos e representantes de Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino.

Conforme os organizadores, foram respeitados todos os parâmetros de segurança e legislação vigente para evitar riscos de contaminação do Covid-19.

A pauta básica do encontro abordou o planejamento administrativo elaborado para o ano de 2021.

Destaque para a ampliação na oferta de serviços para os municípios associados nas áreas de engenharia, Castramóvel, Programa de Qualificação para Servidores Públicos e Patrulha Motomecanizada.

Destaque também para a criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM compartilhado. Demanda prioritária para vários municípios o SIM deve representar um ganho considerável para os gestores municipais.

“O Serviço de Inspeção de produtos de origem animal é bastante complexo e caro. Se cada prefeito tiver que criar sozinho o serviço, ele tem que montar infraestrutura, adquirir veículos para fiscalização e contratar equipe. Isso hoje é quase impossível por conta da falta de recursos. Estruturando o serviço via Consórcio AMEG, os custos são rateados e as equipes de inspeção são compartilhadas entre os municípios com resultados como a melhoria na arrecadação municipal, geração de emprego e renda em função da regularização de pequenos empreendimentos como queijarias, fábricas de embutidos, produção de mel, criadouros de peixes, entre outros”, explica o prefeito de São José da Barra e presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho.

Os prefeitos presentes também aprovaram a criação dos departamentos de Licitações, Controle Interno e Comunicação da AMEG. Conforme o presidente da entidade, a realização de certames de forma compartilhada deve resultar em economia para os cofres públicos municipais.

“Tem certas compras e contratações que são comuns a todos os municípios, porém algumas demandas são pequenas se considerarmos o tamanho de alguns. Quando juntamos essas demandas conseguimos apurar um volume maior, com isso ganhamos em escala, prazos e aumentamos o interesse de mais fornecedores com mais concorrência. A tendência é que de forma consorciada vamos poder comprar mais e pagar menos em nossas compras governamentais”, comenta o presidente.

Outro assunto caro aos gestores municipais que foi abordado na 177ª AGO da Ameg foi a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Conforme o presidente da entidade há uma possibilidade de se buscar uma solução conjunta definitiva e viável entre os municípios tendo como foco a implantação de soluções modernas e que atendam de forma exemplar à legislação vigente.

“Nós vamos trabalhar para ter um diagnóstico atual desse problema grave e buscar soluções que nos permitam atender à legislação e principalmente para proteger e preservar o meio ambiente”, adianta Serginho.

A assembleia foi encerrada com a participação de técnicos da empresa MURTA Engenharia e Projetos que presta serviços na área ambiental.

Na ocasião os representantes da empresa trouxeram casos de sucesso acerca da regularização de Áreas de Preservação Ambiental nos perímetros urbanos dos municípios.

Os casos apresentados envolvem empresas, municípios e Ministério Público e são uma oportunidade de parceria a ser absorvida pelos municípios da AMEG.

Conforme o presidente Serginho os prefeitos da região consultarão seus departamentos de meio ambiente para definir a viabilidade de parceria com a Murta.


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