Usar o laptop no colo, deixá-lo ligado o tempo todo e segurá-lo pela tela estão entre os hábitos prejudiciais
Praticidade é uma das grandes vantagens do notebook, mas ele também exige cuidados – foto Arquivo
A portabilidade é uma das grandes vantagens dos notebooks, mas também exige cuidados que muitos usuários tendem a ignorar.
Atitudes aparentemente inofensivas, como apoiar o aparelho no colo enquanto se descansa na cama, podem, com o tempo, comprometer o desempenho e a durabilidade do sistema.
Com pequenas mudanças de hábito e um uso mais consciente, é possível prolongar significativamente a vida útil do dispositivo.
Práticas simples como manter uma rotina de limpeza, manusear o notebook com atenção e cuidar da saúde da bateria já fazem diferença.
Pensando nisso, veja seis atitudes que você deve abandonar agora para evitar prejuízos ao seu equipamento. Confira a seguir.
6 coisas que você sempre faz e que estão destruindo o seu notebook
1. Apoiar o notebook em superfícies macias
Usar o notebook na cama ou no sofá pode parecer uma escolha inofensiva, mas não é. Ao fazer uso do aparelho em lugares não convencionais, o mais comum é apoiá-lo cuidadosamente no colo.
Acontece que tecidos, a pele e outras superfícies macias acabam obstruindo as saídas de ar debaixo do dispositivo, o que pode levar a um superaquecimento.
Especialmente em cidades mais quentes, as consequências de expor o notebook a temperaturas elevadas podem ser graves.
Os primeiros sinais são desligamentos repentinos, sem explicação, e lentidão no processamento. Caso o problema permaneça, pode levar a danos irreversíveis aos processadores, ventiladores e à bateria, além do aumento do barulho da máquina durante o uso.
O mais recomendado, claro, é sempre usar o aparelho em uma mesa, escrivaninha ou outra superfície rígida. Contudo, não é preciso sacrificar o conforto em nome da boa manutenção do seu notebook.
Existem diversos suportes portáteis para o aparelho à venda nas principais varejistas do Brasil, que permitem o uso adequado em poltronas sem prejudicar o funcionamento da máquina.
2. Deixar ligado na tomada o tempo todo
Um hábito comum de quem trabalha diretamente com o notebook é deixar o aparelho plugado na tomada o tempo todo.
Assim nunca se corre o risco de ficar sem bateria durante uma reunião ou outra tarefa importante. Porém, apesar de conveniente, esse hábito pode prejudicar a vida útil da bateria a longo prazo, de forma que o mais adequado é carregar apenas quando necessário.
Manter a saúde da bateria não é tão simples quanto parece, devido à forma como esse componente funciona.
As tecnologias modernas garantem células menos sensíveis, mas com uma preferência curiosa: baterias não gostam de ficar completamente carregadas ou descarregadas.
Os níveis extremos sujeitam o componente a um grande estresse, que diminui a durabilidade da peça. Assim, o recomendado é deixar sempre a bateria dos aparelhos entre 20% e 80%.
3. Não desligar depois de usar
Poucas pessoas desligam o notebook após o uso. O mais comum é fechar a tela para o laptop entrar em modo de descanso, que economiza energia até o próximo uso.
Assim as atividades que estavam em curso não são completamente descartadas, apenas interrompidas. Apesar dessa vantagem, o recomendado é desligar completamente o notebook uma vez ao dia.
Manter o dispositivo ligado, apesar de não ser uma falta grave, mantém certos componentes ativos por mais tempo que necessário, o que causa um desgaste que poderia ser evitado.
Quem mais sofre com essa rotina de uso prolongado são os ventiladores responsáveis por resfriar o dispositivo.
Além disso, quando em modo de descanso, o notebook permanece mais suscetível a acidentes, como picos de energia.
4. Segurar o notebook pela tela
O manuseio adequado do notebook também é importante. Na pressa ou por costume, muitos usuários acabam segurando o aparelho pela tela na hora de mover. Em um primeiro momento, não parece render nenhum prejuízo.
Acontece que aplicar tensão em áreas que não foram projetadas para resisti-la pode forçar as dobradiças da tela e resultar em uma quebra repentina. O próprio display também pode ser danificado no processo.
Ao mover o notebook, o recomendado é manter a tela fechada e segurar o aparelho pela parte inferior. Dirija-se até o novo espaço em que será feito o uso e só abra a tela depois de apoiar o notebook na superfície adequada.
5. Não limpar corretamente
A sujeira está entre as vilãs da saúde do notebook. Com o uso frequente, é inevitável que poeira e outras impurezas se acumulem sobre o dispositivo.
Na correria do dia a dia, podem se passar semanas sem que um usuário perceba o quão suja está sua máquina. Por isso, sempre que possível, é importante limpar o notebook com um pano seco de microfibra.
Caso a situação esteja mais crítica, umedecer o pano com álcool isopropílico pode ajudar.
Poeira e outras impurezas podem estragar a carcaça da máquina, prender e comprometer o funcionamento de teclas e infiltrar-se em placas e outros componentes sensíveis.
Portanto, o ideal é não apenas limpar o notebook com frequência, como também evitar comer e beber próximo do laptop e guardá-lo em local adequado.
6. Deixar o aparelho no sol ou perto de fontes de calor
Conforme explicamos mais acima, o calor causa estragos terríveis ao notebook. Por esse motivo, deixar o aparelho no sol, em ambientes abafados, como carro fechado, ou próximo de fontes de calor intenso, como o fogão, é uma forma de acabar com a vida útil da máquina.
Os componentes foram pensados para resistir a um certo nível natural de calor e não trazem soluções para temperaturas que extrapolam o razoável.
Com um calor excessivo, o sistema de resfriamento trabalhará a todo vapor em uma tentativa vã de compensar a alta da temperatura.
Esse processo sobrecarrega os ventiladores e outros componentes internos, o que resulta em mau funcionamento e desgaste precoce. Até mesmo a bateria pode sofrer danos.
Para evitar problemas, o melhor é sempre manter o notebook em temperatura ambiente em locais bem arejados.