Priorato

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 23 de novembro de 2017 às 11:33
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando converso sobre vinhos com amigos, a pergunta q sempre aparece é: Qual o melhor vinho? Ou qual o melhor produtor de vinho?

Impossível responder estas perguntas com só um país ou um vinho. Claro que existem vinhos ícones, considerados perfeitos, mas cada pessoa tem um paladar diferente e existem situações diferentes em que degustamos vinhos, com temperaturas diferentes, pratos diferentes, temperos diferentes e ambientes diferentes, isto só para citar algumas das condições que mudam.

Neste post escolhi falar sobre o Priorato, já ouviu falar ?

Esta é uma região que fica na Catalunha , na Espanha. É uma das regiões da Espanha que produz grandes vinhos, não sendo melhor nem pior que as mais conhecidas como Rioja ou Ribera Del Duero.  Faço questão de frisar sobre isto, porque sempre que falo de uma região , várias pessoas já tomam partido a favor ou contra.

No Mundo do Vinho, acho que a posição sempre deve ser tomada a favor. Se não conhece, é uma ótima oportunidade para conhecer mais sabores e produtores diferentes. Se já conhece e não gosta… que tal dar mais uma chance? Posso dizer que onde produzem bons vinhos, também produzem vinhos fracos… onde existem bons produtores, existem também os oportunistas. Mas além disto, você pode ter comprado um vinho que não foi armazenado da forma correta,sempre chamo atenção para comprar vinhos em lugares confiáveis, onde tratam vinho como vinho e não como um produto qualquer.

Bem vamos voltar a atenção para a região escolhida para este post… o Priorato ou Priorat

“Um lugar pequeno que produz grandes vinhos” assim podemos começar a falar sobre esta região. Pequeno levando em consideração as dimensões do Brasil, onde escutamos as medidas de fazendas em Alqueires, Alqueires Mineiro ou Goiano. (só lembrando os meus tempos de escola, segue as conversões de alqueire para hectare: 1 alqueire Paulista = 24.200m² = 2,42 há , 1 alqueire Mineiro = 48.400m² = 4,84 há e 1 alqueire Goiano = 48.400m² = 4,84 há.)

Lá a medida usada é o hectare, 19,783 hectares (48,880 acres), e muito bem aproveitados por sinal.

Tudo começou entre 1987 e 89, ou teve um novo início, quando um grupo de enólogos empreendedores, René Barbier ,José Luiz Perez, Carles Pastrana, Daphne Glorian e Alvaro Palacios , perceberam o quanto valia aquela terra “pobre” com parreiras antigas e retorcidas.

Sabiam que as uvas Garnacha e Cariñena eram as mais adaptadas a região, o que os fez assumir as velhas plantações, introduzindo as uvas internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir e que resultou na elaboração e produção de grandes vinhos.

Com esta produção, estes enólogos foram responsáveis por colocar o novo terroir no mapa dos grandes vinhos da Espanha e presentear os apreciadores de vinho do mundo todo. Tintos encorpados, com frutas pretas que lembra ameixa, com pouco carvalho.

As vinhas do Priorato são plantadas “em vaso”, ou seja, pequenos arbustos. Isto somado com a composição do solo, chamado de Llicorella (com aparecia de pobre e infértil) e o clima com grande amplitude térmica, foram as características que imprimiram na produção a qualidade, que aliada com bons enólogos resultam em vinhos perfeitos.

Vinhos que merecem ser conhecidos e degustados…


+ zero