Evento na Abicalçados discute moda, tendências e suas várias transformações

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de novembro de 2018 às 12:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:08
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Felipe Menezes, da WTF! School, trouxe o tema “Uma Era de Transformações” para o centro dos debates

​Na noite dessa quarta-feira (31), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) foi palco para o evento Moda em Transformação, que enlaçou temas como a moda, as tendências e as transformações socioculturais a partir da visão de profissionais de pontos diferentes do mercado. 

O professor futurista Felipe Menezes, da WTF! School, trouxe o tema “Uma Era de Transformações”, seguido de Marnei Carminatti, do Instituto By Brasil (IBB), que falou sobre as inspirações para o primeiro semestre de 2020, e de Rafael Cidade, gerente de produto da Endutex, que apresentou o case “Da Inspiração ao Produto de Moda”.

Abrindo o circuito de palestras, Felipe Menezes discorreu sobre as diversas transformações que a sociedade vivenciou ao longo dos anos e, o quanto a tecnologia está interligada com essas mudanças.

“Estamos vivendo a quarta revolução industrial, que é marcada pela convergência de tecnologias virtuais, físicas e biológicas. A velocidade computacional está crescendo de maneira exponencial, transformando as vidas das pessoas e os modelos de negócios”, ressaltou o professor, na apresentação “Uma era de transformação”.

Depois, foi a vez de Marnei Carminatti trazer as principais inspirações para 2020_1, defendendo que a separação dos lançamentos das marcas por temporadas já não é a maneira mais eficiente de comercialização, uma vez que o consumidor, hiperconectado e em constante transformação do seu estilo, exige mais velocidade e já não se prende mais a estações para se expressar através das vestes. 

“O consumidor moderno se infiltra em diversos estilos, e com o mundo em constante transformação, as marcas precisam se reconfigurar para não somente se adaptar às mudanças, mas provocá-las por meio da apresentação de um conceito novo, afinal, as marcas dependem da mudança de comportamento de consumo para manter a procura por seus lançamentos”, informa o estilista do Instituto By Brasil.

Apresentando o case “Da Inspiração ao Produto de Moda”, da Endutex, Rafael Cidade explicou como se dão as principais etapas de desenvolvimento das matérias primas da empresa, que posteriormente são transformadas em calçados e bolsas. “A pesquisa se inicia muito antes da elaboração do produto, ela começa antes do desenvolvimento da matéria-prima que vai dar forma a ele. Para isso, uma série de pontos são levados em conta, do histórico de vendas da empresa aos desejos e necessidades dos clientes, da pesquisa do street style às semanas de moda e tendências de consumo. Com essas pesquisas, nos antecipamos aos movimentos do mercado e também despertamos o interesse pelo novo no consumidor”, afirma o gerente de produto da Endutex.

Para encerrar em grande estilo o circuito de apresentações, foi realizado um bate-papo entre o público e os palestrantes, costurando estes três assuntos distintos, que ao mesmo tempo são complementares, para se compreender a moda e as suas constantes transformações.

O evento é uma promoção da Abicalçados e do Instituto By Brasil (IBB), com patrocínio da Endutex, empresa fornecedora de componentes para a indústria calçadista com sede em Três Coroas/RS.


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