Como fazer o kefir?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 15:16
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Kefir ficou conhecido por se tratar de um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e micro-organismos que fazem muito bem à flora intestinal enquanto tratam doenças.

Distúrbios e alterações na flora intestinal provocam grandes problemas à saúde e acabam desregulando o funcionamento do organismo como um todo.

Portanto, manter a saúde intestinal, como já falei bastante por aqui, é um degrau fundamental para quem busca uma vida verdadeiramente saudável.

Bem, voltando ao Kefir, fiz um post inteiro dedicado a este alimento e aos inúmeros nutrientes que possui. Deixarei o link nos comentários.

Embora seja um alimento muito interessante para sua saúde, senti a necessidade de esclarecer um ponto vital quando falamos da produção do Kefir:

Preparar o Kefir com ÁGUA ou LEITE faz diferença?

Sim, sem sombra de dúvidas!

A grande questão de não se utilizar o leite de vaca é que ele não se trata de um alimento bom para a sua saúde, principalmente quando levamos em conta o leite que chega até as prateleiras de supermercados.

Animais criados com verdadeiras bombas hormonais para que produzam em quantidade, com rações repletas de químicos, toxinas e agrotóxicos, a eliminação dos nutrientes que seriam benéficos para o consumo durante o processo de pasteurização, enfim, se parar para refletir verá que os riscos do consumo do leite tal como temos hoje são infinitos.

A grande preocupação de quem insiste em continuar consumindo leite de vaca é o cálcio.

“Dotô como que pode viver sem cálcio?” Realmente o cálcio é um nutriente de extrema importância mas de forma alguma dependemos exclusivamente do leite para absorvê-lo!

Na verdade o que poucas pessoas sabem é que cerca de 70% a 75% do cálcio presente no leite NÃO É bem absorvido pelo organismo e o este Leite de Vaca de caixinha, acaba atrapalhando a assimilação de outros minerais para muitas pessoas.

O estudo “Milk Intake and risk of Mortality in Women and Men: cohort studies”, publicado em 2014 no British Medical Journal evidenciou que não existe relação entre ingestão de Leite de Vaca e melhora na saúde óssea. Concluiu aliás, que alta ingestão de Leite estavam associados a mais fraturas ósseas e maior mortalidade.

Assim, se puder escolher, recomendo que utilize deste incrível alimento probiótico, o Kefir, em sua produção feita com água.

O kefir feito a partir de água possui um potencial depurativo muito maior, ou seja, possui uma capacidade de purificação que age de imediato eliminando toxinas em todo o organismo.

Além disso, se trata de um alimento 100% vegetal e absolutamente seguro. Não existem registros ou casos de envenenamento ou intoxicação por ingestão de alimentos de fermentação vegetal (como é o caso de alimentos de fermentação animal).

O Kefir de Água se reproduz melhor em um ambiente mineral e preferencialmente com açúcar orgânico (mascavo ou demerara).

Para preparar o Kefir de água, recomenda-se para 1 litro de água purificada:

  • 3 a 4 colheres de sopa dos grãos de kefir
  • 4 colheres de açúcar mascavo ou de coco
  • Cubra o vidro com um papel toalha, prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 72 horas em local longe da luz e em temperatura ambiente.

O Kefir é uma solução inteligente, de baixo custo (as colônias são doadas, inclusive existem grupos no Facebook que promovem este tipo de troca), que promove uma RIQUEZA de bactérias boas que auxiliam a povoar o intestino, promovendo a saúde global do corpo.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero