Aplicativo do DETRAN evita acúmulo de multas tomadas e cassação da CNH

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de setembro de 2018 às 10:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pelo aplicativo, condutores podem consultar multas levadas e registradas pelo DETRAN

Consultar multas, cometidas no estado de São Paulo e registradas pelo DETRAN-SP, ficou mais fácil, depois do lançamento do aplicativo do Departamento de Trânsito de São Paulo.

A consulta das multas pelo aplicativo é incentivada pelo órgão, que disponibiliza, no app, outros serviços, como, por exemplo, o acesso à segunda via de multa, desde que o condutor já tenha recebido a notificação de penalidade.

Para consultar as multas registradas na CNH, por meio do aplicativo, basta fazer o download, que está disponível gratuitamente para IOS e Android. Para utilizar os serviços disponibilizados pelo aplicativo, é possível, antes, fazer o cadastro junto ao site do DETRAN-SP.

Após a realização do cadastro, basta acessar o aplicativo, utilizando a mesma senha cadastrada no site, e consultar todas as multas cometidas no estado de São Paulo – e registradas pelo Departamento de Trânsito do estado.

Se, ao acessar o aplicativo, o condutor ainda não tiver cadastro no site do órgão, também é possível cadastrar-se diretamente no app para ter acesso a todos as multas registradas.

Verificar multas de trânsito também é possível pelo site do DETRAN-SP. Assim, o condutor garante mais de um meio para manter-se atualizado quanto ao número de infrações cometidas, evitando ter o direito de dirigir suspenso por acumular multas de trânsito em um determinado período de tempo.

Consultar as multas pode prevenir de ter a carteira de habilitação suspensa, já que, juntos às multas, são, também, registrados pontos que, em excesso, suspendem o direito de dirigir. Os pontos adicionados na CNH, quando o motorista é multado, não podem somar um número maior do que 19 dentro de um período de 12 meses.

Caso o condutor acabe tendo um número igual ou superior a 20 pontos em sua carteira, dentro do período de um ano, ele terá o seu direito de dirigir suspenso, o que o impede de, por um tempo pré-determinado, assumir a direção de qualquer veículo.

O aplicativo permite consultar, também, multas relacionadas ao veículo, e não especificamente à CNH do condutor do carro.

Alguns tipos de infração, como as relacionadas às condições físicas do carro, são de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo veículo, ou seja, da pessoa cujo nome o carro está registrado.

Por isso, nos casos de utilização compartilhada de veículo, o aplicativo do DETRAN-SP pode ajudar o condutor proprietário, ou responsável, a saber, por meio da consulta das multas registradas no Estado, se o veículo recebeu alguma multa enquanto outro motorista estava dirigindo.

Infrações como excesso de velocidade e embriaguez ao volante, por exemplo, relacionadas à postura do motorista, é que devem ser registradas especificamente no nome de quem está conduzindo o veículo no momento em que são cometidas.  

Tanto multas de responsabilidade do condutor como multas relacionadas ao veículo, contudo, geram pontos na carteira de habilitação, seja do motorista ou do proprietário. Por isso, o aplicativo do DETRAN-SP auxilia na redução das chances de o proprietário ou responsável acabar recebendo uma suspensão do direito de dirigir.

Por meio do aplicativo, e também do portal do DETRAN-SP, o condutor pode ter acesso às multas registras no estado de São Paulo. Porém, multas cometidas e registradas em outros estados também contam para o limite de pontos na CNH.

No entanto, caso a multa seja registrada pelo DETRAN de qualquer outro estado do País, ela também estará disponível para ser consultada pelo aplicativo do Departamento de Trânsito paulista, e devem ser consideradas pelo condutor na hora de somar a pontuação acumulada em sua CNH.


+ Trânsito