Teatro Municipal de Franca completa 45 anos de atividades nesta quarta-feira (07)

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta quarta, Franca comemora o aniversário do Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”, que completa 45 anos incrementando a arte francana

Em um esforço e trabalho árduo dos artistas amadores de teatro da cidade de Franca, ligados aos seguimentos religiosos, estudantis e operários, através da Federação de Teatro Amador do Nordeste Paulista – FETANP e Confederação de Teatro Amador do Estado de São Paulo – COTAESP surgiu a necessidade de implantar um teatro em Franca.

O então presidente da Fetanp, Sidnei Franco da Rocha, e o presidente da Cotaesp, Carlos Pinto, atuaram junto ao presidente do Serviço Nacional de Teatro, Orlando Miranda, no sentido de convencer o Secretário da Cultura e o Governador do Estado, de que Franca necessitava de uma casa de espetáculos.

Até então, Franca só dispunha do Teatro “Judas Iscariotes”, que pertencente até hoje à Fundação Espírita. Neste período, vários teatros foram construídos no interior do Estado, graças ao movimento de Teatro Amador do Estado de São Paulo.

A verba para construção do Teatro Municipal veio do Serviço Nacional de Teatro e foi conseguida pelo então vereador Sidnei Franco da Rocha, como batalhador do Movimento de Teatro Amador, tendo sido presidente da Federação de Teatro Amador do Nordeste Paulista – FETANP, durante 11 anos.

Início

A construção foi iniciada em 1975, na administração do prefeito Hélio Palermo, com projeto do engenheiro Weber Dráuzio David. A inauguração aconteceu no dia 07 de Fevereiro de 1979, quando era Paulo Egydio Martins era governador do Estado, Max Feffer era secretário da Cultura e Maurício Sandoval Ribeiro era prefeito municipal.

Em novembro de 1986, durante a administração de Sidnei Franco da Rocha, o Teatro recebeu o nome de José Cyrino Goulart.

Segundo o engenheiro, o projeto do Teatro Municipal de Franca foi inspirado nos teatros de Campinas, São Carlos e Araraquara.

O Teatro passou por várias reformas, a última em 2011, quando foi adaptado para acessibilidade, com 389 poltronas, 4 destinados a obesos e 6 espaços para cadeirantes.

Modernidade

O Teatro possui ar condicionado e internet, o som é de última geração, com uma mesa Yamaha 2748, a iluminação é digital, smart fade de 48 canais com refletores pares, led, set light e elipsoidal, 7 camarins, com um deles adaptado para cadeirantes. Além da sala de espera para o público, possui uma praça cultural.

O tradicional Festival “Águas de Março” idealização e direitos da FETANP, estando em sua 31 Edição, entidade em plena atividade, dirigida por uma diretoria de voluntários que mantém sua sede anexo ao Teatro Municipal e uma biblioteca exclusiva de artes cênicas.

O Teatro Municipal ainda abriga o MTAP Museu do Teatro Amador Paulista, tendo como Presidente da Comissão de Curadores o idealista Reginaldo Emídio (criador e fundador da FEAC), atualmente vice- presidente do ICACESP Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo.

Ainda em vida, um dos fundadores da Fetanp, Antônio Carlos Ewbank Seixas, recebeu uma homenagem da classe teatral francana.

Quem já esteve no palco do teatro

Franca já recebeu famosos atores como: Tarcísio Meira, Osmar Prado, Raul Cortes, Eduardo Moscovis, Paulo Autran, Cecil Tirre, Carlos Moreno (Garoto Bom Brim), Herson Capri, Plínio Marcos, Ricardo Bandeira, Gracindo Jr., Dionísio Azevedo, Taumaturgo Ferreira, Clodovil, Reginaldo Faria, Marcelo Faria, Altair Lima, Carlos Eduardo Dolabela, Gian Francesco Guarnieri, Lúcio Mauro, Mário Lago, John Herbert, Oscar Magrini, Jonas Bloch, Ronaldo Ciambroni, Dalton Voight, Paulo Goulart, Ernani Morais, Jorge Dória, Tierry Figueira.

Atrizes Famosas: Glória Menezes, Ana Lúcia Torres, Fernanda Montenegro, Sandra Breia, Elizabeth Savalla, Pepita Rodrigues, Cleide Yaconis, Natália Thimberg, Taís Ferçosa, Drica Morais, Matilde Mastrangi, Etty Freizer, Bárbara Paz, Nicete Bruno, Barbara Goulart, Vanessa Gerbelli, Lady Francisco, Valderez de Barros e Carol Castro.

Fazendo rir

Humoristas famosos: Pedro Bismark (Nerso da Capetinga), Ari Toledo, José Vasconcelos, Serginho Leite, Lilico, Costinha, Juca Chaves, Goretti Milagres (Filomena), Geraldo Magela (Ceguinho), Batoré, Nelson Tatá Alexandre, Carlos Roberto Escova, Gustavo Mendes, Irmã Selma do Terço Insano, Nina da Praça é Nossa, O Bêbado da Praça é Nossa – Giovani Bras, Ary Toledo com É Show, Felipe Andreoli.

Músicos e Cantores Famosos:

Oswaldo Montenegro, Renato Teixeira, Orlando Morais, Hermeto Paschoal, Sebastião Tapajós, Paulinho Nogueira, Diego Figueiredo, Belchior, Raízes de América, Nelson Aires, Inezita Barroso, Luis Carlos Santos, Vado Matos, Giacomo Batistini Neto, Fátima Calixto, Eduardo Machado, Claudioney Penha – tenor brasileiro que mora na Europa, Gabriel Sater – filho de Almir Sater, Saulo Couto, Orquestra de Franca, sob a regência de Nazir Bittar.

Companhias de Dança Famosas: Ballet Stagium, Cia Cisne Negro de Dança, Vacilou Dançou.

Grupos: Encantar de Uberlândia, Por que os homens mentem

La Traviata – Ópera Curta, The Big Band com Elton Silva.

Reconhecimento a Cesar Augusto Marques

O Teatro Municipal de Franca só existe face ao empenho junto ao saudoso Dr. José Mindlin, ex-secretário da Cultura do governo do Estado de São Paulo, sob o comando de Paulo Egydio Martins, que destinou CRS: 500.000,00 para sua edificação e instalação!

Sua localização foi escolhida pelo prefeito Hélio Palermo, que atuou junto à direção da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Franca — quando seu diretor era Walter Anawatte, também Procurador Jurídico da municipalidade — que era contra a instalação e edificação nas áreas da “faculdade”.

Hoje, Franca, tem esse teatro graças às ações de várias pessoas, que se empenharam em dotar a cidade de um marco cultural, que foi revitalizado por prefeitos sucessores.


+ Cultura