Os antioxidantes deste vegetal ajudam a combater inflamações, reduzindo o risco de doenças cardíacas
Vegetal com sabor suave, é versátil, podendo ser usado em diversos pratos, além de muito rico em fibras, proteínas e várias vitaminas (Foto Arquivo)
Com sabor suave e textura macia, a ervilha é um vegetal versátil que pode ser consumido in natura ou incrementado em sopas, saladas e purês.
Rica em proteínas e fibras, a ervilha apresenta diversos benefícios para a saúde de quem a consome.
Entre as principais vantagens apontadas pela nutricionista Cibele Santos, destaca-se a ajuda no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.
“As fibras solúveis presentes na ervilha ajudam a reduzir os níveis de colesterol e regulam a glicose no sangue. Além disso, os antioxidantes deste vegetal ajudam a combater inflamações, reduzindo o risco de doenças cardíacas”, contra a nutricionista à coluna Claudia Meireles.
Rica em vitaminas
Rica em proteínas e fibras, a ervilha apresenta diversos benefícios para a saúde de quem a consome (Foto Freepik)
A especialista também revela que a ervilha é rica em vitamina K, vitamina C, e vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro, magnésio, fósforo e zinco.
Esses nutrientes atuam diretamente no fortalecimento da imunidade e na saúde óssea, e turbinam o metabolismo, por exemplo.
Alternativa à proteína animal
A proteína de ervilha se mostra uma alternativa interessante a quem busca substituir proteínas de origem animal, e vem ganhando cada vez mais protagonismo se a ideia é suplementar a proteína por meio de produtos industrializados, como o whey protein.
Rica em aminoácidos essenciais, outra grande vantagem da ervilha é que ela é facilmente digerível para pessoas com alergias ou intolerâncias à lactose e soja, ingredientes comuns nas fórmulas dos suplementos.
Combinações nutritivas
A nutricionista indicou ainda combinações alimentares que potencializam os efeitos da ervilha. Confira:
Arroz com ervilha: a mistura cria uma combinação completa de aminoácidos, que desempenham um papel essencial na construção e reparo de tecidos musculares, além de fornecer energia ao corpo;
Alimentos ricos em vitamina C: combinar a ervilha com alimentos fonte de vitamina C, como o pimentão, aumenta a absorção do ferro pelo organismo;
Abacate ou azeite de oliva: a junção potencializa os efeitos de vitaminas lipossolúveis (que pertencem ao complexo A, D, E, K), essenciais para a coagulação sanguínea.