Saiba como ter aluno da escola pública estagiando na empresa por conta do Estado

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As inscrições seguem abertas para empresas com atuação no Estado de São Paulo que atendam aos critérios básicos do programa.

Mais de 9 mil estudantes do Ensino Médio técnico da rede pública estadual já foram contratados por meio do Programa Beem – Bolsa Estágio do Ensino Médio, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE.

A iniciativa vem se consolidando como um importante instrumento de inserção profissional e de combate à evasão escolar ao conectar diretamente jovens em formação técnica com empresas de todo o estado.

Com o objetivo de ampliar o alcance do programa e beneficiar ainda mais estudantes, as inscrições seguem abertas para as empresas interessadas em participar. Através do programa, as organizações podem contratar estagiários qualificados sem custo com bolsa-auxílio nos primeiros seis meses, já que o valor é integralmente pago pelo Governo do Estado.

Além disso, o BEEM garante redução de custos de recrutamento, suporte do CIEE em todas as etapas do processo e acompanhamento técnico para assegurar o cumprimento da Lei de Estágio (n.º 11.788/2008).

Como contratar

“Desde sua implementação, o BEEM vem realizando um impacto real na vida de diversos jovens, aliando formação profissional, permanência escolar e empregabilidade. Com o apoio das empresas, conseguiremos continuar transformando o futuro de milhares de jovens paulistas, seguindo a missão do CIEE”, afirma Bruno Melo, coordenador de Operações e Atendimento da Administração Pública do CIEE.

Para contratar jovens através do BEEM, as empresas precisam atender a alguns requisitos básicos: possuir CNPJ ativo há pelo menos seis meses, contar com no mínimo seis funcionários, ter regularidade fiscal e trabalhista e operar unidades no Estado de São Paulo.

Também é necessário disponibilizar um profissional qualificado para supervisionar o estágio e garantir condições adequadas de aprendizado e segurança. Para contratar é necessário acessar o site: https://www.beem.sp.gov.br/.

O que diz o Secretário da Educação

“Nossos estudantes têm vislumbrado, cada vez mais, as oportunidades que o futuro de estudos com a formação técnica apresenta a eles. Isso passa, especialmente, pelo programa que colocamos em prática neste ano, o Bolsa Estágio Ensino Médio – BEEM, que oferece aos nossos alunos a possibilidade de estagiar em uma empresa e receber uma bolsa de até R$ 851,46”, afirma Renato Feder, Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Os jovens estagiários cumprem 4 horas diárias de jornada, não passando de 20 horas semanais, e que podem ser realizadas de segunda a sábado, em horários compatíveis com as aulas e em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Após os seis meses de bolsa paga pelo Estado, as empresas podem optar por renovar o contrato de estágio ou efetivar o estudante como jovem aprendiz ou sob o regime da CLT.


+ Educação