Obras visam renovar estrutura do sistema com investimento de R$ 3,17 milhões; serviços ocorrem à noite para reduzir impactos no trânsito
A Sabesp realiza obras de melhorias na rede coletora de esgoto na rotatória das Avenidas Hélio Palermo e Orlando Dompieri, em Franca.
A intervenção envolve a recuperação de uma das principais tubulações que recebem e conduzem para tratamento o esgoto de vários bairros da cidade, além da renovação de estruturas de acesso à rede subterrânea, conhecidas como poços de visita.
O objetivo é modernizar o sistema, reduzir riscos de danos e aumentar a eficiência operacional. Com início em abril deste ano, os serviços têm previsão de serem concluídos em outubro de 2025.
A intervenção abrange aproximadamente 500 metros de tubulação e está sendo feita por etapas: na primeira, já concluída, foram reformados os poços de visita; a segunda fase, que trata da recuperação da tubulação principal, está prevista para o mês de agosto.
Sem destruição
Os trabalhos utilizam um método não destrutivo, que dispensa grandes escavações. Mesmo assim, será necessário interditar parcialmente uma faixa da via para garantir a segurança das equipes e o acesso dos equipamentos nos pontos de intervenção.
Para reduzir transtornos aos motoristas e à população os serviços são realizados à noite, diariamente.
O investimento total da Sabesp na obra é de R$ 3,17 milhões. Além de modernizar a estrutura, a obra é fundamental para evitar danos no asfalto e no solo da avenida, que poderiam ser causados por desgastes na estrutura da rede de esgoto.