Remover ou cobrir a tatuagem? Veja qual a melhor opção antes de decidir

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de outubro de 2025 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entenda como funciona a remoção ou cobertura de tatuagem, além dos prós e contras de cada técnica

Antes de decidir remover ou cobrir uma tatuagem, é preciso levar em conta os prós e contras de cada técnica (Foto Arquivo)

 

A tatuagem pode ser uma parte significativa da história pessoal de alguém mas, com o tempo, os sentimentos podem mudar, o que leva muitas pessoas a procurar por um especialista com o desejo de cobrir suas tatuagens ou removê-las.

Uma plataforma de idiomas online, que avalia a demanda anual de pesquisas sobre remoção e cobertura de tatuagens, revelou que os Estados Unidos lidera o ranking com mais de 1 milhão de buscas sobre o tema todos os anos, e o Brasil vem em segundo lugar, com 217 mil buscas.

De acordo com o CEO do estúdio ITattooClub, Daniel Couto, remover uma tatuagem dói, seja ela colorida ou de cor única. No entanto, muitos profissionais utilizam analgésicos para diminuir o desconforto durante a remoção.

Tempo das sessões

O especialista alerta que, antes de iniciar o processo, é necessário saber que a remoção de tatuagem não é um tratamento imediato.

Segundo ele, para realizar a remoção completa do desenho são necessárias algumas sessões de laser e ainda tem o intervalo entre elas.

As sessões, geralmente, têm uma média de duração de 5 a 20 minutos, conforme o tamanho da tatuagem. Além disso, uma tatuagem colorida, requer mais sessões para sua remoção completa, se comparado a uma tatuagem de uma única cor.

“Não há como prever a quantidade exata de sessões que serão necessárias, devido a vários fatores como a área do corpo, qualidade e profundidade do pigmento ou até mesmo a força de aplicação do tatuador”, enfatiza Couto.

Cobrir a tatuagem

Por outro lado, existe a cobertura de tatuagem, que envolve a criação de uma nova tatuagem sobre a antiga, incorporando-a em um novo design.

Além de poder ser uma maneira eficaz de recuperar a autoestima e a confiança, transformando algo negativo em algo positivo.

O profissional explica que a cobertura de tattoo é a maneira mais escolhida pelos clientes arrependidos. Porém, o processo deve ser feito por tatuadores capacitados, que já tenham praticado a arte da cobertura anteriormente.

Normalmente, todo o processo demora de quatro a seis horas e funciona com qualquer tipo de desenho.

“A quantidade de sessões pode variar, dependendo de qual é a situação da tatuagem atual, como o tamanho, o desgaste, entre outros pontos”, finaliza Daniel.

Fonte: Alto Astral