Prova de vida do INSS tem fase de obrigatoriedades desde o dia 1º de julho

  • Robson Leite
  • Publicado em 2 de julho de 2021 às 09:00
  • Modificado em 2 de julho de 2021 às 15:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com os dados apurados até o dia 15 de junho, cerca de 23,6 milhões de segurados já realizaram a prova de vida do INSS.

Normalmente a prova de vida do INSS pode ser feita diretamente nos caixas eletrônicos da agência bancária

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o final de 2021 para realizar a prova de vida do INSS. Na quinta-feira, 1º de julho, foi a vez de um novo grupo realizar o procedimento.

Os beneficiários cuja última prova de vida do INSS foi realizada nos meses de maio e junho de 2020, podem comprovar que estão vivos a partir desta quinta-feira e evitar o corte do salário.

O procedimento voltou a ser obrigatório no dia 1º de junho de 2021.

A obrigatoriedade da prova de vida do INSS foi suspensa desde o início da pandemia da Covid-19, em respeito às recomendações e medidas restritivas quanto ao isolamento e distanciamento social.

Isso porque, o público alvo da comprovação de vida é o mesmo grupo de risco da Covid-19.

De acordo com os dados apurados até o dia 15 de junho, cerca de 23,6 milhões de segurados já realizaram a prova de vida do INSS.

Deste total, 12,1 milhões realizaram o procedimento ainda em 2020, enquanto os outros 11,4 milhões se referem a este ano.

Porém, o instituto informou que o número integral de segurados obrigados a fazer a prova de vida do INSS é de 36 milhões.

Portanto, ainda existe um saldo de 12,3 milhões que devem comprovar que permanecem vivos até dezembro de 2021.


+ Economia