Polícia Federal cumpre mandado de busca em investigação contra integrantes da OAB-SP

  • Nene Sanches
  • Publicado em 16 de agosto de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo apurado, o grupo solicitou vantagem financeira para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP e encerrar processos disciplinares

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (16/8) em uma investigação que apura supostos crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, que teriam sido praticados no âmbito da seccional da OAB de São Paulo.

Segundo o portal Conjur, policiais federais deram cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão, em São Paulo, Santana de Parnaíba (SP) e Jundiaí (SP). Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na Ordem dos Advogados do Brasil.

A investigação teve início em setembro de 2020, após o recebimento da denúncia de um advogado, informando ter sido vítima de um grupo composto por um empresário e dois advogados, sendo um deles, à época, membro do Conselho Seccional da OAB/SP. Uma primeira leva de mandados foi cumprida em novembro de 2020.

Com o avanço das investigações, segundo a PF, “foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo constatado que o grupo solicitou contrapartida financeira para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP e encerrar processos disciplinares em tramitação naquele Tribunal, bem como retirá-los de pauta”.

Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal.


+ Justiça