Maioria dos brasileiros com hipertensão e diabetes não tem controle das doenças

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 1 de setembro de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O estudo também aponta a necessidade de medidas que envolvam estilo de vida, como alimentação, sono saudável e atividade física.

Mesmo em tratamento, a maioria dos brasileiros com hipertensão e diabetes tipo 2 não consegue manter a pressão arterial e o nível de glicemia dentro das metas.

Apenas 12,7% dos pacientes avaliados tinham os dois indicadores controlados, de acordo com o braço brasileiro do estudo global SNAPSHOT, apresentado no congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (Socesp).

Foram analisados dados de quase 400 adultos atendidos em 11 centros médicos pelo país. Só 28,97% estavam com a pressão sob controle, e 39,1% atingiam a meta de hemoglobina glicada, exame que avalia o nível médio de glicose no sangue.

Com isso, 76,1% foram classificados como pacientes com risco cardiovascular muito alto — ou seja, mais propensos a infarto, AVC e morte precoce.

Doença associada

Outro dado preocupante: 93% dos participantes tinham pelo menos outra doença crônica associada, como obesidade ou colesterol alto.

Segundo os pesquisadores, os riscos ainda são subestimados, e os pacientes, por sua vez, enfrentam dificuldades como acesso a medicamentos, número elevado de comprimidos por dia e ausência de sintomas.

O estudo também aponta a necessidade de medidas que envolvam estilo de vida, como alimentação, sono e atividade física.


+ Saúde