Herpes ocular: saiba o que é, quais são os sintomas e qual o tratamento

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de novembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A infecção causada pelo vírus da herpes simples pode afetar a córnea e até a retina. Sem tratamento, paciente pode ficar cego

Problema é causado pelo vírus da herpes simples e pode causar cegueira – foto Freepik

 

A herpes ocular é uma infecção no olho causada pelo vírus da herpes simples, o mesmo que atinge boca e genitais, e pode afetar desde a córnea até a retina, sendo capaz de levar à cegueira.

O agente é altamente contagioso e pode ser adquirido, por exemplo, pelo contato direto de gotículas saliva com uma região de mucosa, como o globo ocular.

Segundo a oftalmologista Luiza Paulo Filho, que atende no Rio de Janeiro, o vírus herpes é comum na população, e algumas pessoas sequer apresentam sintomas da infecção.

“No entanto, em situações de baixa imunidade, como estresse, exposição solar intensa, fadiga física e mental, febre e outras doenças que reduzem a resistência do organismo, o vírus pode ser ativado e causar novas infecções”, explica Luiza.

Sintomas da herpes ocular

A oftalmologista Giovanna Marchezine, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), enfatiza a importância do diagnóstico precoce da herpes ocular para manter a visão do paciente.

A identificação da infecção passa pelo reconhecimento dos sintomas, que podem incluir:

– Dor nos olhos;
– Vermelhidão;
– Sensibilidade à luz;
– Visão embaçada;
– Sensação de corpo estranho, como se algo estivesse presente nos olhos;
– Secreção ocular, sejam lágrimas ou outros fluidos;
– Lesões na superfície ocular, como úlceras na córnea.

“Diante dos sintomas da herpes ocular, procure um médico especializado e evite se automedicar para evitar complicações mais graves”, orienta Giovanna.

Tratamento

O tratamento ideal vai depender do aspecto, local e gravidade da lesão causada pela herpes ocular, mas em geral são usados medicamentos analgésicos e antivirais. Eles podem ser administrados por via oral ou na forma de colírios e pomadas.

Prevenção

Para evitar a infecção causada pela herpes, é importante manter alguns cuidados simples na rotina.

Alguns exemplos são lavar as mãos com frequência, não coçar os olhos, ter hábitos saudáveis para prevenir o enfraquecimento do sistema imunológico, manter a higiene se for usuário de lentes de contato e evitar contato com pessoas que apresentam os sintomas.

*Informações Metrópoles


+ Saúde