Greve: presidente do Sindicato de Motoristas diz que vereadores jogam para a torcida

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de junho de 2021 às 13:39
  • Modificado em 24 de junho de 2021 às 15:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O clima esteve tenso na reunião realizada para resolver a questão da greve dos motoristas dos ônibus da Empresa São José

Geraldo Xavier, presidente do Sindicato dos Motoristas, diz que vereadores jogam para a plateia

Na reunião que buscou o fim da greve dos motoristas da Empresa São José, Geraldo Xavier, presidente do Sindicato, foi irredutível: a volta ao trabalho dependia do pagamento dos salários atrasados.

Durante as tensas horas de reunião entre representantes da empresa, do sindicato e da Prefeitura, chegou-se a um acordo. Os trabalhadores receberiam metade do salário nesta quinta-feira (24) e a outra metade na sexta-feira (25).

Era o que queria a categoria, além da exigência de que, daqui para frente, os salários não atrasem mais.

Todavia, Geraldo Xavier foi contundente na defesa da sua categoria. Ele disse que “os vereadores estão viajando na maionese e jogando para a torcida”.

Agora é fácil

E perguntou por que não havia nenhum representante da Câmara na reunião que tentava resolver um problema, que já havia se transformado em social: falta de salário para a categoria e falta de transporte.

Geraldinho disse que “é fácil para vereador fazer discurso pedindo outra empresa. Mas nenhum deles conhece o problema”.

A reunião foi tensa. A empresa disse que é favorável à formação de uma comissão para analisar suas contas e verificar a realidade da situação vivida em Franca. Segundo ela, a contabilidade está à disposição dos vereadores para a constatação do que vem afirmando: desequilíbrio econômico-financeiro.

Não é liberalidade

O representante da empresa reforçou os argumentos de que 45% dos passageiros têm algum tipo de gratuidade e que, nesse caso, a “gratuidade é concedida por lei do poder concedente, e não por liberalidade da empresa”.

Ademais, colocou na mesa as datas de aumento no preço das passagens e mostrou que desde 2017 não existe reajuste da tarifa, enquanto só o óleo diesel já subiu 46%.

Geraldinho, em conversa com o Jornal da Franca, disse que enquanto não houver uma alteração profunda no sistema, barateando os custos para a população e criando o equilíbrio financeiro para a empresa, as crises vão continuar sendo pontuais.

Sem citar nomes

Geraldo Xavier lembrou que “o prefeito anterior mandou a licitação para contratação da empresa de transporte coletivo para os vereadores decidirem, mas os vereadores devolveram o projeto porque não tiveram coragem de votar”.

“Quando puderam ter uma participação efetiva para implantar um transporte urbano de qualidade, nenhum deles apareceu com determinação. Agora é fácil os vereadores pedirem a substituição da empresa. Isso é jogar para a torcida”, disse.

Para ele, tudo que fugir disso prejudica sua categoria, “mas prejudica sensivelmente a população, que fica privada de um transporte coletivo de qualidade”.

 


+ Transporte