Franca aprova projeto do “Banco Vermelho Gigante” como símbolo contra o feminicídio

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de agosto de 2025 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Banco Vermelho Gigante pode ser implantado em espaços públicos de Franca

De autoria da vereadora Andréa Silva (Republicanos), foi aprovado nesta terça-feira o Projeto de Lei nº 95/2025 propõe a criação do Banco Vermelho Gigante em espaços públicos de Franca.

A iniciativa, que já existe em outras cidades brasileiras e internacionais, simboliza o luto pelas vítimas de feminicídio e serve como alerta permanente sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Inspirado pela Lei Federal nº 14.942/2024, que incluiu oficialmente o Projeto Banco Vermelho no ordenamento jurídico brasileiro, o texto municipal autoriza a instalação de bancos vermelhos com frases de impacto e contatos de emergência, como o Ligue 180, em locais públicos como praças, escolas e repartições.

Além da instalação dos bancos, a proposta prevê ações educativas e preventivas com materiais informativos sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Para entrar em vigor, o projeto terá que ser sancionado pelo prefeito Alexandre Ferreira.

Sociedade civil

As atividades poderão ser realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, entidades privadas, órgãos estaduais e federais, sem geração de despesas obrigatórias para o Município.

A adesão ao projeto será formalizada por meio de termo ou convênio com o Instituto Banco Vermelho, idealizador da campanha a nível nacional.

O texto preserva a autonomia do Executivo, respeitando a separação entre os Poderes e mantendo caráter autorizativo, ou seja, sem imposição legal de execução imediata.

A expectativa da autora é que Franca se some a outras cidades brasileiras que já adotaram a iniciativa, reforçando seu compromisso com a proteção das mulheres com a construção de uma cultura de paz e respeito.


+ Política