Franca e 5 cidades da região concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

  • Robson Leite
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2026 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os municípios da região buscam no prêmio o reconhecimento de iniciativas municipais que fortalecem o empreendedorismo

Seis municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Franca participam da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que tem cerimônia de premiação marcada para 17 de março, na capital paulista.

Na região de Franca, participam do PSPE os municípios de:

Ribeirão Corrente, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente;

Batatais, em Gestão Inovadora e Inclusão Socioprodutiva;

Pedregulho e Rifaina, em Turismo e Identidade Territorial;

Cristais Paulista, em Empreendedorismo Rural;

Franca, nas categorias Gestão Inovadora e Simplificação.

Políticas públicas

O objetivo do prêmio é destacar políticas públicas voltadas à inovação na gestão municipal, com incentivo à cultura empreendedora por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), além de ações nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social local.

Os projetos inscritos no PSPE passam por diversas etapas, incluindo habilitação, pré-seleção, visita técnica e julgamento estadual, e são avaliados a partir de critérios como impacto no público-alvo, relevância do problema, inovação e criatividade, perenidade e institucionalização, participação e inclusão, capacidade de atuação em rede, potencial de replicação, comunicação, transparência, avaliação e monitoramento.

Palavra do gerente regional

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em Franca Jorge Zanetti, o engajamento das administrações municipais reforça o compromisso da região com o fortalecimento do ambiente de negócios.

“O Prêmio Prefeitura Empreendedora evidencia o quanto os municípios estão atentos à importância de criar políticas públicas estruturadas, que incentivem o empreendedorismo e promovam desenvolvimento sustentável. Quando há planejamento e visão estratégica, os resultados aparecem na geração de emprego, renda e oportunidades para a população”, afirma.

Criado para estimular a troca de experiências entre prefeituras, o prêmio soma mais de 14 mil projetos inscritos ao longo das edições e é um dos principais reconhecimentos à inovação no setor público municipal, além de incentivar a replicação de boas práticas entre as cidades brasileiras.


+ Desenvolvimento