Ex-presidente da OAB de Franca, advogado Olintho Santos Novais morre aos 93 anos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 16 de setembro de 2025 às 09:00
  • Modificado em 16 de setembro de 2025 às 10:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Advogado teve trajetória marcada pela atuação na Ordem, na Faculdade de Direito e na vida pública de Franca

 

A advocacia francana perdeu nesta semana uma de suas referências. Faleceu aos 93 anos o advogado Olintho Santos Novais, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franca, figura respeitada tanto no meio jurídico quanto na vida pública da cidade.

Natural de Cataguases (MG), Olintho construiu uma trajetória marcada pela dedicação à profissão, pelo envolvimento comunitário e pela defesa das instituições.

Formado em Direito na Universidade de Minas, mudou-se para Franca ainda jovem, onde consolidou sua carreira. Além de ter atuado por décadas como advogado, foi também diretor da Faculdade de Direito de Franca por mais de 40 anos, ajudando a formar gerações de profissionais.

Na OAB local, exerceu a presidência e também o cargo de conselheiro estadual, representando Franca em decisões importantes da advocacia paulista. Reconhecido pela firmeza e pelo equilíbrio, Olintho marcou sua gestão pela valorização da ética e pelo fortalecimento da classe.

Também foi Secretário Jurídico da Prefeitura de Franca durante o governo do prefeito Maurício Sandoval Ribeiro.

Ao longo da vida, manteve forte ligação com a família e com a educação, sempre lembrado pelo incentivo aos estudos e pelo exemplo de disciplina.

Viúvo de Iolanda Ribeiro (nome de escola em Franca), com quem teve três filhas, casou-se posteriormente com Dalel José Santos Novais (Dalila). Deixa filhos, netos e bisnetos, além de uma extensa rede de amigos e colegas que se orgulham de sua convivência.

Em 2007 se mudou para São Paulo, mas fez questão de ser sepultado na terra que adotou como sua e onde fez sua carreira brilhante e amigos sem fim.

A morte de Olintho Ribeiro deixa uma lacuna na advocacia e na vida pública de Franca, mas também um legado de compromisso, dedicação e amor pela justiça. O velório está sendo realizado na OAB Franca e o sepultamento será às 16 horas.


+ Educação