Em 2022, indústria calçadista deve crescer 3% e para o varejo a expectativa é de 8%

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 22 de janeiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A próxima edição da Couromoda foi antecipada e será realizada de 16 a 18 de janeiro de 2023, a pedido dos expositores.

Lojistas, representantes e calçadistas se encontraram nos corredores da Couromoda (Foto: Fredy Uehara)

Nos últimos dias 17, 18 e 19 de janeiro, o Expo Center Norte foi palco da Couromoda. Centenas de expositores  mostraram suas novidades, lançamentos e tendências para compradores brasileiros e de outros 17 países.

O balanço é positivo e animador, com demonstrações de retomada do setor, que costuma ser um dos que impulsiona o varejo no Brasil.

A expectativa é de 8% de crescimento do varejo no setor de calçados, e a indústria deve aumentar em 3% sua produção, isso após um exponencial crescimento de 12% em 2021, após a fase mais delicada da crise da pandemia, em 2020.

Outro aspecto que reflete nos negócios do setor é a alta do dólar, que pode beneficiar os fabricantes nacionais, já que o Brasil é o principal produtor calçadista do Ocidente, deixando mais margem de negociação no exterior.

Ao mesmo tempo que grandes indústrias aumentam suas exportações, também há oportunidade para as pequenas e médias empresas expandirem ainda mais o alcance no mercado brasileiro.

A 48ª edição da Couromoda foi o momento para marcas relevantes do mercado se reconectarem fisicamente com o mercado – seguindo todos os protocolos de segurança –, reforçando a troca entre quem fabrica e quem comercializa.


+ Economia