Deputada Graciela leva 12 cidades ao governo para criar Plano Regional de Turismo

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 11 de setembro de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Intenção do projeto é buscar investimentos para movimentar a economia regional e impulsionar a geração de emprego e renda

Em reunião com lideranças da região de Franca e o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, nesta quarta-feira (10), a deputada Delegada Graciela apresentou proposta para a criação do Plano Regional de Turismo.

A intenção é buscar investimentos junto ao Estado para movimentar a economia regional e impulsionar a geração de emprego e renda. Participaram do encontro secretários de turismo, profissionais do setor e vereadores de 12 cidades.

Franca foi representada pelo assessor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Deyvid Alves da Silveira.

Foram apresentados diversos pedidos de investimento para fortalecer o turismo regional, como implantação de sinalização turística do Circuito dos Lagos do Rio Grande, construção de pórticos nas entradas das cidades, criação do Museu do Café, revitalização de lagos e recuperação de estradas de interesse turístico, entre outras ações.

O que fez o Secretário de Turismo

O secretário Lucena autorizou o início dos estudos para a criação do Plano Diretor Regional de Turismo junto ao Fórum Permanente de Turismo que Integra a Câmara Técnica de Turismo do Comam.

Atendendo a pedido da deputada Graciela, o secretário disse que virá à região, em outubro, para se reunir com prefeitos, vereadores e profissionais do Turismo.

“Parabéns à deputada que é nossa liderança na região, é base do governo e está fazendo grande trabalho. Faremos uma agenda de trabalho em comum para discutir ações que, implementadas, vão ajudar a fortalecer e a desenvolver o turismo em todo a região”, disse Roberto de Lucena.

Lei de autoria da deputada Graciela classificou Pedregulho como Município de Interesse Turístico, o que permite receber recursos do Estado para investir em infraestrutura e desenvolvimento do turismo.

Ações pela região

A deputada também apresentou projeto na Assembleia Legislativa que torna Rifaina a “Capital do Mergulho em Água Doce”.

A concessão do título, se aprovada, ajudará a divulgar ainda mais o turismo em Rifaina. “O turismo gera um grande impacto na economia da nossa região. Como representante de Franca na Assembleia Legislativa, trabalho para incentivar o setor e, assim, gerar mais emprego e renda para a população”, finalizou a deputada Delegada Graciela.


+ Cidades