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Empresa exporta atualmente 20% de sua produção, o que equivale a 3800 pares por dia para o exterior
Empresa exporta atualmente 20% de sua produção, o que equivale a 3800 pares por dia para o exterior
Visando apresentar os benefícios comerciais das exportações, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) acaba de lançar a websérie “Sua marca no mundo”.
O material traz cases de empresas de diferentes portes e segmentos, com dicas para quem busca iniciar ou ampliar o processo de vendas no mercado internacional, ressaltando também a importância do apoio do programa de fomento às exportações.
A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a websérie busca, com uma linguagem leve e didática, apontar alguns caminhos para a exportação, que diferentemente do que muitos pensam, não é exclusiva para grandes empresas.
“A exportação é uma estratégia que deve ser perene, não ocasional. A internacionalização independe de porte ou segmento de atuação, a única regra é estar presente no mercado internacional com credibilidade e qualidade. Na série, trazemos cases de empresas que souberam adotar ferramentas efetivas para a internacionalização de seus produtos e que tiveram o apoio do Brazilian Footwear para essa tarefa”, avalia Alice.
Democrata
A indústria de Franca, Democrata, é um dos casos de sucesso. A empresa produz 19 mil pares por dia, dos quais exporta 20% para mais de 60 países, com destaque para os mercados latinoamericanos, europeus e africanos.
O gerente de exportação da empresa, Anderson Melo, ressalta que a exportação de marca própria tem papel fundamental no desenvolvimento não somente da Democrata, mas do País, gerando desenvolvimento econômico e social.
Porém, segundo ele, é preciso ter a internacionalização como uma estratégia, presente na cultura da empresa, e não tratar das vendas como oportunidades ocasionais.
“É preciso manter e ampliar a presença nos mercados. A exportação tem que ser parte do negócio”, avalia o gerente.
Anderson acrescenta dicas importantes para as empresas no mercado internacional: criação de identidade, criatividade e perseverança.