Democrata participa de webserie como exemplo de sucesso na indústria calçadista

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de março de 2023 às 18:30
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Empresa exporta atualmente 20% de sua produção, o que equivale a 3800 pares por dia para o exterior

Empresa exporta atualmente 20% de sua produção, o que equivale a 3800 pares por dia para o exterior

Visando apresentar os benefícios comerciais das exportações, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) acaba de lançar a websérie “Sua marca no mundo”.

O material traz cases de empresas de diferentes portes e segmentos, com dicas para quem busca iniciar ou ampliar o processo de vendas no mercado internacional, ressaltando também a importância do apoio do programa de fomento às exportações.

A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a websérie busca, com uma linguagem leve e didática, apontar alguns caminhos para a exportação, que diferentemente do que muitos pensam, não é exclusiva para grandes empresas.

“A exportação é uma estratégia que deve ser perene, não ocasional. A internacionalização independe de porte ou segmento de atuação, a única regra é estar presente no mercado internacional com credibilidade e qualidade. Na série, trazemos cases de empresas que souberam adotar ferramentas efetivas para a internacionalização de seus produtos e que tiveram o apoio do Brazilian Footwear para essa tarefa”, avalia Alice.

Democrata

A indústria de Franca, Democrata, é um dos casos de sucesso. A empresa produz 19 mil pares por dia, dos quais exporta 20% para mais de 60 países, com destaque para os mercados latinoamericanos, europeus e africanos.

O gerente de exportação da empresa, Anderson Melo, ressalta que a exportação de marca própria tem papel fundamental no desenvolvimento não somente da Democrata, mas do País, gerando desenvolvimento econômico e social.

Porém, segundo ele, é preciso ter a internacionalização como uma estratégia, presente na cultura da empresa, e não tratar das vendas como oportunidades ocasionais.

“É preciso manter e ampliar a presença nos mercados. A exportação tem que ser parte do negócio”, avalia o gerente.

Anderson acrescenta dicas importantes para as empresas no mercado internacional: criação de identidade, criatividade e perseverança.


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