compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ajustar a dieta e exercícios moderados ajudam a manter o peso ideal e a mobilidade de animais de estimação envelhecidos.
Com a idade, as necessidades dos animais de estimação mudam, o que se manifesta em focinhos grisalhos ou movimentos lentos.
A ASPCA (Associação Americana para Proteção Contra a Crueldade aos Animais) define a idade em que um animal de estimação é considerado idoso: para cães pequenos, é 9-11 anos, para cães médios – 8-10 anos, para cães grandes – 8-9 anos, e para raças gigantes – cerca de 6 anos.
Apesar da lentidão, os animais de estimação idosos ainda podem aproveitar a vida e dar momentos especiais aos seus donos, lembrando o valor das coisas simples.
Para manter a saúde ideal dos animais de estimação idosos, os especialistas da ASPCA recomendam visitas regulares ao veterinário, de preferência pelo menos duas vezes por ano. Esses exames frequentes são importantes para a detecção precoce de problemas de saúde relacionados à idade.
Controle veterinário
Os veterinários monitorarão as mudanças no peso, condição dos dentes, hábitos alimentares e de bebida, mobilidade, ouvirão o coração em busca de sopros e também analisarão os resultados dos testes laboratoriais para avaliar a função renal e hepática.
A manutenção da atividade física constante e adequada à idade é vital para animais de estimação idosos, ajudando a combater a lentidão natural.
Exercícios regulares podem minimizar a perda de massa muscular, prevenir o ganho de peso e a obesidade, além de aliviar a dor e a rigidez nas articulações.
A intensidade e a duração dos exercícios devem ser adaptadas ao nível atual de atividade do animal de estimação e a quaisquer problemas de saúde existentes, começando devagar e aumentando gradualmente a carga à medida que o animal de estimação se adapta.
Questão de mobilidade
Mudanças na casa podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos animais de estimação idosos que têm problemas de mobilidade. Fornecer escadas ou rampas para animais de estimação pode facilitar o acesso aos seus locais de descanso favoritos, como camas ou sofás.
Mover as tigelas de comida e água, bem como suas camas, para o primeiro andar também pode reduzir a necessidade de usar escadas, aumentando seu conforto e independência.
Mudanças na dieta são necessárias, pois com a idade o metabolismo dos animais de estimação diminui, o que pode levar ao ganho de peso, o que é prejudicial para animais de estimação idosos.
Mudar para uma dieta projetada para animais de estimação idosos e oferecer guloseimas com baixo teor de calorias pode ajudar a controlar seu peso de forma eficaz.
Além disso, as necessidades de higiene podem mudar; pode ser necessário banhar, pentear e cortar as unhas com mais frequência para manter a higiene, evitar emaranhados e garantir movimentos confortáveis, especialmente em superfícies duras.