Com quase 700 casos de dengue em Franca, Prefeitura encontra larvas em 56 imóveis

  • Robson Leite
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O encontro de apenas uma larva do mosquito da dengue já seria uma notícia ruim, mas a Prefeitura encontrou 56 pontos com larvas

Na mais recente Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pela área de Saúde da Prefeitura de Franca, foram visitados 4.190 imóveis.

O resultado foi o encontro de 56 locais com larvas do mosquito, o que, segundo as autoridades sanitárias, representa 1,34% de imóveis com larvas.

De acordo com as informações da Prefeitura, as maiores incidências estão nos extremos da cidade: tanto na Zona Leste como na Zona Oeste.

Novo arrastão

Com o objetivo de diminuir a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue na cidade, a Vigilância em Saúde fará neste sábado, o 2º ‘Arrastão da Dengue’, a partir das 8h, nos bairros Brasilândia e Paulistano, ambos na Região Leste.

Nesta área da cidade, foi identificada a maior concentração de larvas do mosquito Aedes aegypti.

A orientação é que os moradores destes bairros coloquem dentro de sacos plásticos os materiais que estão sem utilidade e possam se tornar criadouros do mosquito, como garrafas pets, vidros, vasilhas, potes, entre outros.

Pedido da Prefeitura  

O “Fumacê” programado pela Prefeitura para parte dos bairros Vila Santos Dumont e Califórnia, ambos na Região Oeste, precisou ser cancelado por causa das chuvas.

A Secretaria de Saúde do município diz que a Prefeitura conta com a colaboração e o apoio da população para o combate à doença. “Cada morador precisa fazer sua parte e olhar dentro de casa as vasilhas, vasos de plantas, ralos, calhas para eliminar os criadouros da larva do mosquito”, diz mensagem da Prefeitura.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, foram confirmados 679 casos da doença até esta quinta-feira, 22 e o óbito de um homem de 44 anos.


+ Cotidiano