Amor eterno

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 19:33
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
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O final do ano passado foi marcado pelo lançamento de um novo perfume, de uma das maiores marcas do mundo, a Calvin Klein. O lançamento foi inspirado em um dos queridinhos da marca, o Eternity, uma versão mais fresca que ganhou o nome de Eternity Air e tem sua versão masculina e feminina. Uma fragrância fresca, estimulante e sensual. Ambas compartilham uma estrutura similar criada com base em contrastes, uma combinação incomum de sensações naturais etéreas e energizantes. Air, por marcar o frescor, mas nunca perdendo a essência do Eternity original que se baseia na sensualidade e no elo do amor eterno. E não tem como falar nesse perfume icônico e não contar a incrível história de como ele criado.

Foi em 1988, e foi criado para ser uma celebração ao amor eterno. Calvin Klein se inspirou em uma das histórias de amor mais famosas do século 20, o romance entre Edward VIII, que abdicou do trono da Inglaterra em 1936 para casar-se com o grande amor da sua vida, a americana divorciada Wallis Simpson. Eles são conhecidos como o Duque e Duquesa de Windsor. Num leilão, o estilista comprou a aliança que pertenceu a Duquesa de Windsor com a palavra ‘eternity’ gravada em seu interior, e foi esta aliança que Calvin ofereceu para a sua noiva Kelly na cerimônia de casamento realizada em Roma, a cidade eterna.

A perfumista da marca, Sophia Grojsman com a ajuda do estilista, então criou a fragrância que tem como notas de saída cítricas e verdes (tangerina, frésia e sálvia), notas de coração que formam um lindo bouquet floral (lírio, cravo, violeta, jasmim, lírio do vale, rosa e narciso) e as notas de fundo sensuais (sândalo, âmbar, patchouli, almíscar e heliotrópio). Pureza, modernidade e sensualidade definiriam bem esse perfume.

O designer Pierre Dinand então materializou o conceito de Eternity num frasco transparente com uma grande pureza geométrica. A tampa simboliza o crucifixo. Somente então em 1993 foi lançado o Eternity for men, inspirado no retorno do puritanismo que caracterizou o final dos anos 80 nos EUA, assinado pelo perfumista Carlos Benaim. Onde as campanhas publicitárias resgatavam os valores do casamento, da fidelidade, família e do casal.

Como dá pra perceber, atrás de grandes criações, existem sempre grandes histórias, e sempre vale a pena conhecer os detalhes atrás delas e como um às vezes um presente como um perfume, pode significar muito além do que simplesmente uma simples fragrância!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


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