Câmara de Franca derruba proibição a rodeios; decisão agora vai para o prefeito

  • Marcia Souza
  • Publicado em 4 de setembro de 2025 às 13:00
  • Modificado em 12 de setembro de 2025 às 17:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante a votação, os parlamentares também derrubaram emenda apresentada por Lindsay Cardoso

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, o projeto de lei do vereador Zezinho Cabeleireiro que revoga a proibição de rodeios no município. A medida recebeu 11 votos favoráveis e três contrários, estes dos vereadores Lindsay Cardoso, Gilson Pelizaro e Marília Martins.

Durante a votação, os parlamentares também analisaram uma emenda apresentada por Lindsay que previa a proibição, por dez anos, de organizar eventos em Franca, a empresas envolvidas em maus-tratos a animais. A proposta foi rejeitada após empate, sendo derrubada pelo voto de desempate do presidente da Câmara, Daniel Bassi, que já havia se posicionado a favor dos rodeios.

A revogação da lei aprovada no mês passado, que havia proibido rodeios e eventos similares na cidade, agora segue para sanção do prefeito Alexandre Ferreira. Com isso, o Executivo passa a ter em mãos a decisão definiteva sobre a realização desse tipo de evento em Franca, tema que tem gerado intensos debates na cidade.

A aprovação do projeto atende à mobilização de setores que defendem os rodeios como tradição cultural e atividade econômica capaz de gerar empregos e renda. Por outro lado, mantém acesa a polêmica levantada por entidades e parlamentares contrários, que apontam os riscos de maus-tratos aos animais. Vários parlamentares se comprometeram a fiscalizar.


+ Cotidiano