Conhecida como “tarifaço”, a medida entrou em vigor nesta quarta-feira
A Câmara Municipal de Franca aprovou, nesta terça-feira, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Daniel Bassi, a Moção de Apoio 11/2025 ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo intervenção urgente contra o recente aumento das tarifas de exportação de calçados brasileiros para os Estados Unidos.
Conhecida como “tarifaço”, a medida entrou em vigor nesta quarta-feira, seis de agosto, e acendeu um sinal de alerta no setor produtivo da cidade. Segundo estimativas mencionadas no documento, até oito mil postos de trabalho diretos podem ser extintos no país – e, claro, em Franca -, o que representa uma perda social e econômica drástica para Franca e região.
A moção solicita ao Itamaraty que atue junto às autoridades americanas em defesa da indústria brasileira, buscando a reversão ou atenuação das novas tarifas via mediação diplomática e acordos bilaterais.
“Também pedimos ao Governo Federal e ao Governo do Estado de São Paulo a adoção de políticas públicas de desoneração, estímulo à exportação e modernização do setor”, disse Bassi.