Busque por técnicos qualificados que possam garantir segurança, eficiência e o funcionamento adequado dos dispositivos.
A tecnologia tem mudado a forma como vivemos e isso se reflete cada vez mais dentro de casa.
A automação residencial é uma tendência crescente que transforma residências comuns em ambientes inteligentes, onde sistemas de iluminação, climatização, segurança e entretenimento podem ser controlados de forma remota, personalizada e eficiente.
Com opções acessíveis, já é possível começar com itens básicos e expandir, aos poucos, de acordo com o orçamento e necessidades da família, conforme explica o engenheiro e professor do curso de engenharia da Faculdade Pitágoras, Gabriel Rodrigues Ferreira.
“A automação não é mais algo exclusivo de projetos de luxo. Automatizar uma casa é muito mais do que seguir uma tendência tecnológica, é investir em tempo de qualidade, segurança e praticidade. E o melhor é que pode ser feito de forma gradual, acessível e personalizada, com soluções para todos os estilos de vida e orçamentos”, detalha o engenheiro.
Para a casa toda
Gabriel Rodrigues aponta que a automação residencial é o uso de tecnologia para integrar e controlar remotamente ou automaticamente dispositivos e sistemas da casa, o que inclui, por exemplo:
Iluminação automatizada (acendimento e dimerização por sensores, horário ou comando de voz);
controle de temperatura e climatização;
fechaduras e portões inteligentes;
sistemas de segurança com câmeras e alarmes integrados;
cortinas e persianas automatizadas ou anda de eletrodomésticos e sistemas de som e imagem.
Até pelo celular
Esses recursos podem ser controlados por meio de aplicativos no celular, painéis touch, sensores ou comandos de voz e podem ser sinônimo de praticidade.
De acordo com notícia do portal Al1, entre os benefícios de implantar a automação residencial estão: conforto, eficiência energética, valorização do imóvel, acessibilidade e segurança, já que permitem monitoramento em tempo real, mesmo à distância
Primeiros passos para a implantação
Definir objetivos e orçamento: antes de tudo, é importante entender o que se deseja automatizar: conforto, segurança, economia ou tudo isso junto. Isso ajuda a definir o tipo de sistema e os equipamentos.
Avaliação técnica da residência: um profissional especializado deve fazer uma análise do imóvel para verificar estrutura elétrica, rede Wi-Fi, compatibilidade dos dispositivos e possibilidades de instalação.
Escolha dos equipamentos, plataforma de controle: é importante optar por sistemas compatíveis entre si, com plataformas que interajam com assistentes virtuais confiáveis, como: Google Assistente (Google), Alexa (Amazon), Siri (Apple), etc.).
Instalação e configuração: busque por técnicos qualificados que possa garantir segurança, eficiência e funcionamento adequado dos dispositivos.
Treinamento e personalização: após a instalação, o usuário aprende a controlar e programar os equipamentos de forma intuitiva, com cenas e rotinas que facilitam o dia a dia.