A Prefeitura de Franca realiza neste sábado, 31, o primeiro Arrastão da Dengue de 2026, com ações de recolhimento de materiais que acumulam água em bairros da Região Oeste
Arrastão da Dengue percorre bairros da Região Oeste de Franca neste sábado para eliminar focos do mosquito
A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 31, a primeira edição do Arrastão da Dengue deste ano.
A partir das 8h, equipes de agentes de controle de vetores, com apoio de caminhões da Secretaria de Infraestrutura, percorrerão ruas dos Jardins Palmeiras, Anita e Residencial Júlio D’Elia, na Região Oeste.
O objetivo é recolher materiais que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como latas, garrafas, baldes, potes de vidro e plástico, pneus e pequenos móveis.
Todas as vias dos bairros serão atendidas, incluindo ruas como Pedro Silveira, Alcina de Lima Silveira, Dr. Antônio R. Pereira e a avenida Nelson Nogueira.
Moradores devem colaborar com a limpeza dos quintais
A orientação da Secretaria de Saúde é para que os moradores façam a limpeza de quintais e áreas externas, separando os materiais que precisam ser descartados e deixando-os sobre as calçadas na noite desta sexta-feira ou nas primeiras horas de sábado, facilitando o trabalho das equipes.
Os agentes não realizarão a retirada de materiais de dentro das residências e não serão recolhidos pneus provenientes de borracharias ou estabelecimentos semelhantes.
Trabalho preventivo depende da participação da população
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou que a colaboração da população é fundamental para o sucesso das ações.
“Os moradores sempre foram parceiros da Prefeitura e precisamos manter essa força-tarefa para prevenir a dengue, principalmente neste período de chuvas e altas temperaturas, que favorecem a proliferação do mosquito”, afirmou.
Segundo ela, os agentes de controle de vetores já estarão nesta sexta-feira nos bairros atendidos, orientando os moradores e divulgando a realização do Arrastão.
Resultados das ações e vacinação
Em 2025, foram realizadas 15 edições do Arrastão da Dengue, com atendimento em todas as regiões da cidade e recolhimento de aproximadamente 60 toneladas de materiais.
No ano passado, Franca registrou 6.048 casos de dengue, com quatro óbitos. Já em 2026, até o momento, foram contabilizados 99 casos, sem registro de mortes.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A imunização é realizada nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e nas ESFs, das 8 às 16 horas, mediante apresentação de documento de identidade e carteira de vacinação.
Em 2025, foram aplicadas 5.068 doses da vacina. Neste ano, até esta quarta-feira, 449 pessoas já foram imunizadas.
Mais informações
Outras informações podem ser obtidas junto à Vigilância Sanitária, pelos telefones (16) 3706-8437, 3706-8438 e 3706-8439.