Mutirão começa às 8h e vai recolher materiais que acumulam água nos Jardins Francano e Roselândia e região
Arrastão da dengue será realizado neste sábado em bairros de Franca para recolher materiais que acumulam água. Cidade registra 280 casos em 2026
A Secretaria de Saúde de Franca realiza neste sábado (28) o terceiro Arrastão da Dengue do ano, com ações nos Jardins Regina Helena, Higienópolis, Roselândia e Francano.
A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.
A partir das 8h, equipes percorrerão ruas e avenidas dessas regiões recolhendo objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O que será recolhido
Entre os materiais que poderão ser descartados estão:
– latas
– garrafas de plástico e vidro
– vasos
– baldes
– pneus
Não serão recolhidos móveis nem pneus de borracharias. As equipes também não entrarão nas residências. Por isso, os moradores devem deixar os materiais nas calçadas na noite de sexta-feira ou na manhã de sábado.
O mutirão passará por vias como as avenidas Rio Branco e Paschoal Pulicano, rua Santo Bolela, rua General Telles, avenida Dr. Antônio Barbosa Filho e ruas Ana Bassalo e Ituverava.
Em caso de chuva forte, a ação poderá ser adiada.
Balanço das ações
Neste ano, já foram realizadas duas edições do arrastão, que resultaram na retirada de mais de 1,7 tonelada de materiais em bairros como Jardins Palmeiras e Anita, Residencial Júlio D’Elia, São José e parte da Vila Santa Cruz.
Situação da dengue
Segundo a Secretaria de Saúde, Franca registra até o momento 280 casos de dengue em 2026, sem mortes confirmadas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Vigilância Sanitária: (16) 3706-8437, 3706-8438 e 3706-8439.