Acupuntura é uma aliada da mulher tanto no climatério como no combate à insônia

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao promover equilíbrio, ajuda a mulher a atravessar o climatério com mais bem-estar e prazer de noites tranquilas e dias de vitalidade.

A medicina tradicional chinesa vem ganhando destaque como importante aliada no cuidado à saúde feminina e no enfrentamento de sintomas que afetam a qualidade de vida, como os do climatério e da insônia.

Segura e natural, a acupuntura tem mostrado resultados positivos na promoção do equilíbrio físico e emocional, contribuindo para o bem-estar em fases de intensas transformações hormonais e emocionais.

O climatério, período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher, costuma ocorrer entre os 40 e 60 anos, podendo trazer sintomas como ondas de calor, suores noturnos, insônia, irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, palpitações e ressecamento vaginal.

Essas manifestações estão relacionadas à redução gradual da produção hormonal e podem impactar o corpo e a mente.

Equilíbrio energético

Nesse contexto, o médico acupunturista Dr. Fernando Kazuaki Hamamoto explica que a acupuntura e a fitoterapia, pilares da medicina tradicional chinesa, têm se mostrado eficazes para restaurar o equilíbrio energético e hormonal do organismo.

“Estudos científicos apontam que a acupuntura pode reduzir a frequência e a intensidade das ondas de calor, melhorar a qualidade do sono, diminuir a ansiedade e favorecer a lubrificação vaginal, além de aliviar dores musculares e articulares”.

O tratamento é individualizado, seguro e pode ser indicado, especialmente, para mulheres que não podem ou não desejam realizar a terapia de reposição hormonal.

Sono reparador e mente tranquila 

A insônia é uma das queixas frequentes deste período da vida da mulher e da vida moderna, afetando milhões de pessoas e comprometendo aspectos fundamentais como disposição, concentração, humor e saúde cardiovascular, aponta Dr. Fernando.

“Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o sono depende da harmonia entre corpo e mente, e fatores como estresse, preocupações e esgotamento físico podem gerar desequilíbrios da energia vital (Qi), especialmente nos sistemas do Coração, Fígado e Rim”.

A acupuntura atua diretamente na regulação desses fluxos de energia, promovendo relaxamento profundo e restaurando o equilíbrio interno.

Diversos estudos mostram que o tratamento pode reduzir o tempo para adormecer, prolongar as horas de sono contínuo e diminuir os despertares noturnos, tudo isso sem os efeitos colaterais comuns dos medicamentos para dormir.

“Além das sessões com agulhas, a MTC oferece recursos complementares, como fitoterapia, exercícios respiratórios (Qi Gong) e orientações sobre estilo de vida, potencializando os resultados e tratando não apenas os sintomas, mas a causa do problema”, orienta.

Cuidar da energia é cuidar da saúde 

Vale destacar que mais do que uma técnica milenar, a acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como terapia complementar eficaz em diversas condições clínicas.

Ao promover o equilíbrio físico e emocional, ajuda a mulher a atravessar o climatério com mais bem-estar e a redescobrir o prazer de noites tranquilas e dias mais cheios de vitalidade.


+ Bem-estar