ACIF lança Connect Franca: hub de inovação para captação de investimento às startups

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 31 de outubro de 2025 às 11:30
  • Modificado em 31 de outubro de 2025 às 11:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Coquetel de lançamento que acontece próximo dia 6 vai reunir cerca de cem empresas, entidades de classe e autoridades locais

Presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge (Foto: Wilker Maia/Acif)

A Associação Comercial e Industrial de Franca lança na próxima quinta-feira, dia 6, o Connect ACIF: rede de inovação que conecta 12 associações comerciais no Estado de São Paulo, fortalecendo o ecossistema de startups e promovendo oportunidades de investimento para microempreendedores e investidores da região.

O evento vai reunir cerca de cem empresas, entidades e autoridades na sede da ACIF, com o objetivo de apresentar o projeto e dar início aos trabalhos.

De acordo com o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, o intuito é gerar oportunidades de crescimento não apenas para o segmento, mas para a cidade de forma ampla.

“Um hub de inovação bem estruturado posiciona Franca no radar de investidores, fundos e empresas que buscam novos negócios. Isso amplia as chances de startups locais receberem capital e acelera o surgimento de soluções inovadoras”, diz.

“Startups bem-sucedidas resultam em grande impacto econômico na cadeia produtiva local que vão além da área tecnológica. Elas demandam marketing, jurídico, vendas, atendimento, gestão, produção, serviços terceirizados e outras ocupações que contribuem para o crescimento da média salarial do município”, completa.

Polo Tecnológico

Durante o evento, também será realizada a nomeação da nova coordenação do Polo Tecnológico de Franca. O grupo é uma iniciativa da ACIF e visa integrar empresas, instituições de pesquisa e universidades com foco em inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo.

Sobre o Connect

A Rede Connect surgiu em 2020, a partir de um processo de inovação iniciado na ACIM (Associação Comercial e de Inovação de Marília) dez anos antes.

Atualmente, atua na prospecção de startups, oferecendo oportunidades de investimento e acesso a fundos de fomento, democratizando o processo para empresas em estágio inicial e microinvestidores interessados em tecnologia.

“Hoje, a aceleradora permite que microempreendedores da nossa rede adquiram ações do Connect S.A. de forma facilitada, estimulando o investimento local e criando oportunidades reais para startups de Franca e região”, detalha Carlos Francisco Bitencourt Jorge, presidente da ACIM e diretor executivo do ambiente de inovação da Rede Connect, que estará presente no evento de lançamento em Franca.

Incubadora

Além da aceleração, o hub de inovação conta com uma incubadora para empresas em estágio inicial e um instituto de pesquisa que disponibiliza recursos a fundo perdido, promovendo conhecimento, networking e mentoria para empreendedores.

“As associações e investidores são ativos no processo, participando de pitches, mentorias e acompanhando relatórios detalhados sobre o desenvolvimento das startups”, acrescenta Carlos.

Os trabalhos em Franca serão totalmente sincronizados à rede, incluindo hackathons, incubação virtual e aceleração de startups. Atualmente, a rede Connect conta com mais de 16 mil CNPJs e 4 mil pessoas físicas, consolidando-se como um hub estratégico para empresas, investidores e associações comerciais.


+ Economia