Coleta seletiva em Franca pode retornar em poucas semanas, diz Prefeitura

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 23 de julho de 2020 às 15:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Retorno é condicionado ao atendimento de algumas exigências determinadas pelo Ministério Público

A coleta seletiva de materiais recicláveis em Franca pode estar de volta nas próximas semanas, a depender do cumprimento de algumas etapas estabelecidas em recente TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre o Ministério Público, a Prefeitura de Franca e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da cidade em região. 

Por motivos de segurança e prevenção ao coronavírus, esse trabalho foi suspenso após intervenção do próprio Ministério Público, considerando as condições insalubres do ambiente e também de muitos dos personagens envolvidos, pessoas já idosas e muitos com a saúde debilitada.

Dentre as exigências para o retorno as atividades, uma delas eram adequações gerais nas atuais instalações da Central de Triagem existente no Distrito Industrial

Outra exigência é a apresentação de um Plano de Trabalho com todas as medidas de segurança, que deveria ser submetido para apreciação do Comitê Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento da Covid-19. 

Esse documento-proposta foi elaborado pela Cooperativa e levado na reunião do Comitê na última terça-feira à noite e teve aprovação.

De acordo com a coordenadoria de comunicação da Prefeitura Municipal, há uma disposição grande dos dirigentes da Cooperativa para retomar as atividades no começo de agosto, possivelmente entre os dias 10 e 15, porém isso será melhor avaliado no decorrer dos próximos dias. 

Isso porque algumas etapas indispensáveis terão que ser cumpridas antes, relacionadas à Prefeitura, que envolve a orientação sobre ações de prevenção à Covid-19 no trabalho, como utilização correta dos EPIs, atualização das vacinas das pessoas envolvidas (cooperados) e respectiva testagem de todos aqueles que estarão nas frente de trabalho.

Essas providências estarão sendo melhor discutidas nesses próximos dias, tendo sido acertado também no TAC, o fornecimento facultativo (mas já garantido), de 30 cestas básicas aos cooperados durante 2 meses (julho e agosto), pela empresa Selela, responsável pela coleta do lixo urbano na cidade.  

Esse tipo de coleta nesse período de pandemia vem sendo realizado no apenas sistema convencional pela empresa.


+ Cidades