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Segurança do banco digital, que tem hoje 20 milhões de clientes, foi colocada em dúvida
Uma cliente do Nubank foi vítima de uma fraude, registrada em boletim de ocorrência em dezembro do ano passado, e a polêmica, que viralizou na internet, colocando a segurança do banco digital em xeque.
Ao todo, 20 milhões de pessoas são clientes do banco.
A cliente foi assaltada e teve o celular roubado, segundo publicou o site Extra, nesta quarta-feira, 19. No dia seguinte ao assalto, a mulher teve R$ 146 mil transferidos de sua conta no Santander para o Nubank.
Até então, nenhuma transação havia sido feita no banco digital. O caso veio à tona quando a filha da vítima fez uma postagem na internet expondo a situação.
Em outra operação, R$ 119 mil foram transferidos para 24 contas diferentes. Segundo a vítima, nenhum dos destinatários era conhecido por ela.
A revolta, no post feito na internet, se deu porque, segundo a filha da vítima, não houve nenhum alerta feito por nenhum dos bancos em questão. Foram emitidos, também, boletos no total de R$ 27 mil.
Ainda segundo Extra, a filha da vítima solicitou o extrato bancário da mãe, mas o Nubank teria se negado a fornecê-los.
Uma queixa foi formalizada, então, no site Reclame Aqui só assim, depois de 10 dias, o banco digital enviou o extrato detalhado à cliente.
Em nota, enviada ao portal carioca, o Nubank informou que a cliente foi contatada, e a empresa tomou as devidas providências para poupá-la de impactos financeiros.
O Santander informou que transferências bancárias só podem ser feitas mediante uso de senha, e que o banco deve ser imediatamente comunicado em caso de perda ou roubo do celular.
“A operação tem que ser necessariamente validada por senha sigilosa e de uso estritamente pessoal e confidencial do cliente. Por isso, é preciso proteger suas senhas e os dispositivos de segurança utilizados para a validação de suas transações, entre os quais o aparelho celular”, afirmou o banco, por meio de nota.
O Banco Central (BC) declarou que não comenta casos específicos, e que em seu site, na aba de perguntas frequentes (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes), há recomendações de como agir em casos de fraudes. O BC orientou as vítimas a sempre procurarem a polícia.
*Metrópoles e Extra